Menu

Ceará envia 70 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (7)

Foto: Tiago Stille / Governo do Estado do Ceará

Cerca de 70 toneladas de doações, organizadas em três caminhões, serão destinadas ao Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (7), último dia de recebimento dos donativos, o governador Elmano de Freitas (PT) esteve no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, onde acompanhou a preparação de três caminhões que seguirão para o RS.

“Orgulho do povo cearense, das nossas instituições, do Corpo de Bombeiros. É uma campanha do Estado, mas também da nossa sociedade civil, incluindo igrejas, clubes, empresas. Isso deve resultar em mais de 2 mil toneladas, com mais de mil toneladas em nossa campanha e outras mil enviadas diretamente por outras iniciativas”, destacou Elmano, na oportunidade. Participaram do momento o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão; o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto; o tenente-coronel e coordenador da Defesa Civil do Ceará, Haroldo Gondim; entre outras autoridades.

CAMPANHA

A campanha Força Solidária RS foi lançada no dia 8 de maio, com pontos de coleta na infraestrutura do Corpo de Bombeiros em Fortaleza e em outros 18 municípios cearenses. O intuito foi ajudar a população afetada por enchentes que atingiram a maior parte do estado gaúcho.  Itens como água, alimentos, rações, itens de higiene e limpeza foram recebidos na ação. Segundo o tenente-coronel e coordenador da Defesa Civil do Ceará, os três caminhões seguirão até Guaíba e Porto Alegre, onde ficam os pontos da Defesa Civil no solo gaúcho. “A logística de envio vai continuar. Estamos em contato direto com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul”, explicou.

O Governo do Estado também enviou, em maio, equipes e equipamentos, incluindo um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), para auxiliar no resgate das vítimas. Profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde no Ceará também foram convocados pela Força Nacional para prestar atendimento às pessoas atingidas pela tragédia climática.