Seria realizada, nesta terça-feira (28), uma importante agenda do agronegócio cearense em Brasília com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT). Na pauta, a transferência da gestão do perímetro irrigado de Araras, no município de Varjota, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec). Segundo o presidente da federação cearense, Amílcar Silveira, ao OPINIÃO CE, ela teve de ser remarcada devido à agenda do ministro no Rio Grande do Sul, estado que vem sofrendo com inundações. Conforme Amílcar, a previsão é que ela ocorra na próxima semana.
Em exclusividade ao OPINIÃO CE no último domingo (26), Amílcar comentou sobre a reunião que seria realizada na capital nacional. Na ocasião, participaria ele, o ministro Waldez Góes, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho (PDT), e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.
Conforme Amílcar, o terreno não vem sendo bem aproveitado, já que, de 3.200 hectares de terra, apenas 679 estariam sendo utilizados para a produção. O Dnocs, órgão federal, é o atual gestor dos 14 perímetros irrigados no Ceará.
