O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), anunciou, nesta segunda-feira (27), a inauguração da primeira ponte estaiada do Ceará, que está prevista para o dia 12 de junho. A estrutura de 112 metros de extensão, que se localiza sobre o Rio Acaraú, ligará as margens do bairro Dom Expedito ao Centro de Sobral, com uso exclusivo para pedestres e ciclistas. A festa de entrega da construção ocorre no Dia dos Namorados e conta com o show do cantor José Augusto. A ponte terá o nome do Desembargador Martônio Vasconcelos.
Com investimento de R$ 8 milhões do Governo Federal e do Tesouro Municipal, a construção da ponte foi realizada seguindo as propostas do Plano de Mobilidade Urbana de Sobral. A ponte estaiada se caracteriza por ser suspensa por cabos, que no caso do projeto em Sobral conta com 12 hastes, três bases de sustentação e dois pilares centrais. O espaço do entorno da ponte também ganhou intervenções, que buscam auxiliar a locomoção e a integração entre as duas margens do Rio Acaraú.
Em exclusiva ao OPINIÃO CE, ainda em 2023, o secretário de infraestrutura de Sobral, David Bastos, adiantou que a construção da ponte permitirá que o espaço se torne acessível para ciclistas e pedestres, já que o tráfego é facilitado, hoje, apenas para carros e outros veículos.
“A ponte vem para contribuir no fomento a um urbanismo que favoreça os deslocamentos por meio de modos ativos de transportes e a inserção do pedestre nos deslocamentos da vizinhança”, disse o secretário David Bastos, na oportunidade.
PROJETOS DE PONTE ESTAIADA EM FORTALEZA
A capital cearense já ganhou projetos para construir uma ponte estaiada, mas não houve efetivação das construções. Em 2009, foi realizado um projeto de uma ponte que interligaria o bairro Cidade 2000 e o Centro de Eventos do Ceará, impactando a atividade turística de negócios e lazer. Segundo o projeto, a ponte teria 850 metros de extensão, com quatro faixas de 3,6 metros de largura. Projetada no governo Dilma (PT), a ponte foi orçada em R$ 338 milhões. Entretanto, a construção nunca saiu do papel.
Já em 2021, os vereadores de Fortaleza aprovaram um projeto que autorizava à Prefeitura realizar estudos técnicos, econômicos e financeiros para viabilizar a construção de uma ponte estaiada. A construção ligaria a Avenida Pontes Vieira à Rua Atilano de Moura. Atualmente, o projeto segue paralisado.
