Menu

Ceará inicia campanha de vacinação contra a poliomielite neste sábado (25)

O Ceará iniciou neste sábado (25) a campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o Estado. A data, tratada como “Dia D” pelo Governo, marca a antecipação do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil, causada pela poliomielite. Realizada pelo Ministério da Saúde (MS), a campanha vai começar em todo o Brasil na próxima segunda-feira (27) e segue até 14 de junho. A partir deste dia 25, o Ceará aplica a vacina oral e injetável para crianças menores de 5 anos.

A titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, Ana Karine Borges, explicou que é importante que os responsáveis levem as crianças, “mesmo que acreditem estar com o esquema vacinal completo”, já os profissionais de saúde farão uma checagem para “dar o reforço da vacina”. A intenção do Governo é alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal.

“Queremos alcançar essa meta em todo território cearense quanto antes por meio das diversas estratégias de vacinação que estão sendo programadas pelos municípios. Esse movimento pela vacinação vem acontecendo desde 2023 e os excelentes resultados apontam para a efetividade das ações. Tanto é que conseguimos atingir o primeiro lugar na cobertura vacinal do Brasil contra a poliomielite”, destacou.

Segundo a gestora, entre os objetivos do dia D estão, além de iniciar a campanha da pólio, “aproveitar os últimos dias da campanha nacional de vacinação contra influenza, reforçar o esquema vacinal contra a covid-19 com vacina atualizada, XBB, além de atualizar o esquema de vacinação da população em geral, conforme calendário nacional”.

A POLIOMIELITE

Também chamada de paralisia infantil ou pólio, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda irreversível causada pelo poliovírus selvagem (PVS). Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. No Dia D, o Governo do Ceará abriu o Vapt Vupt do Papicu, das 10h às 16h. A iniciativa é parceria entre a Sesa e a Secretaria de Proteção Social (SPS). Nos municípios, a programação depende de cada Secretaria de Saúde.