Menu

Sarto cumpre agenda em Brasília e pede recursos para Saúde, Previdência e Turismo

Reprodução/ Prefeitura de Fortaleza

O prefeito José Sarto (PDT) cumpriu agenda em Brasília, ao longo desta quinta-feira (23), para conseguir recursos para projetos de Fortaleza. Entre as autoridades que realizaram reunião com o gestor municipal estão a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, além do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. 

Para a pasta da saúde, o prefeito solicitou a ampliação de repasses, principalmente, para a área de ortopedia e traumatologia, o que demandaria mais investimentos para o Instituto Doutor José Frota e para os Frotinhas. Na ocasião, o secretário da Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, também esteve presente e apresentou o trabalho realizado em Fortaleza.

“Todos os nossos pedidos estão protocolados junto ao Ministério da Saúde, que se comprometeu a analisar o pleito. Com 10 hospitais na nossa rede municipal, Fortaleza é a quarta capital do País que mais investe em saúde. Meu compromisso é seguir incansavelmente lutando para captar novos recursos e qualificar cada vez mais os atendimentos na nossa cidade”, alegou o secretário da saúde da capital cearense. 

Melhores condições de acesso a serviços do INSS também foram discutidas entre Sarto e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Na reunião, estavam presentes o deputado federal André Figueiredo (PDT), que participou da interlocução com os Ministérios para promover os encontros, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Gardel Rolim (PDT).

PRAIA DO FUTURO

Já para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foi apresentada a proposta de potencializar a economia e o turismo na Praia do Futuro. O prefeito abordou o concurso nacional de ideias para urbanização da área, idealizado em conjunto com o Governo Federal, que visa realizar obras entre as Ruas Ismael Pordeus e a foz do Rio Cocó. Segundo Sarto, o concurso será realizado pela gestão municipal juntamente com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-CE).

Durante a reunião com a ministra Esther Dweck, o prefeito pediu a interlocução da titular da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos junto à Advocacia Geral da União (AGU), para que o concurso possa ser realizado. A coordenadora Especial de Programas Integrados da Prefeitura de Fortaleza, Manuela Nogueira, também esteve na reunião.

A Praia do Futuro é definida como “área de potencial desenvolvimento sustentável da atividade turística”, conforme o decreto publicado pela Prefeitura de Fortaleza, em janeiro de 2023. O documento do município reconhece o potencial para geração de renda e oferta de serviços, além de definir o território como primordial para a realização de diretrizes, planos e programas turísticos na cidade.