A primeira etapa da construção do Hospital de Baturité será iniciada na próxima terça-feira (28), quando o governador Elmano de Freitas visitará a cidade natal e assinar a Ordem de Serviço (OS). O prefeito Herberlh Mota confirmou a informação ao OPINIÃO CE e acrescentou que os trabalhos começarão logo após a assinatura do documento.
Herberlh ressaltou que será construído um complexo de saúde que contará com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas; com um centro de diagnóstico por imagem. O hospital da cidade terá 100 leitos à disposição da população. Na maternidade, as gestantes terão acompanhamento pré-natal, bem como os bebês contarão com atendimento pediátrico.
VISITA TÉCNICA
No dia 25 de abril, uma equipe da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) fez uma visita técnica ao local onde será instalado o hospital. Os servidores responsáveis pela vistoria foram acompanhados pelo prefeito. Na ocasião, o secretário Executivo da Sesa, Antonio Silva Lima Neto, destacou a importância de garantir o atendimento na região e comentou a possibilidade da construção, também, de uma Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). O equipamento seria usado para o controle das doenças transmitidas por vetores e animais.
“Teremos um laboratório de entomologia para examinar alguns insetos, inclusive prevalentes aqui na Serra, que causam às vezes doenças como calazar, leishmaniose tegumentar, e tornar mais humanizada a situação dos animais”, disse Lima Neto.
A implantação do hospital municipal é uma reivindicação antiga da população de Baturité que, em muitos casos, precisava procurar unidades de saúde em cidades vizinhas e até mesmo em Fortaleza. O prefeito recebeu com satisfação a notícia de que o governador entregará um complexo de saúde, fazendo com que a cidade se torne um município de referência em saúde no Maciço de Baturité.
PROMESSA DE CAMPANHA
Quando ainda era candidato a governador do Ceará, Elmano prometeu, além da unidade municipal de saúde, a instalação do Hospital Regional do Maciço de Baturité. Em um comício na terra natal, ele disse madrugar todo dia para ir trabalhar em Fortaleza e que, caso fosse eleito, iria defender os direitos dos trabalhadores da região, garantindo os atendimentos de saúde para toda a população.
Sempre que fala sobre a construção do hospital municipal na sua terra natal, o Governador faz questão de ressaltar que o Hospital Regional do Maciço de Baturité também será construído naquela cidade e destaca, ainda, o empenho do ministro da Educação, Camilo Santana, de instalar no município uma Faculdade de Medicina Federal na região.
Para Herberlh, o sonho de Baturité se tornar um polo de saúde na região está se tornado realidade mais rápido que o esperado.
