Menu

Prefeitura quer assumir obras do Governo na Lagoa da Maraponga, diz Sarto

Lagoa da Maraponga, localizada no bairro homônimo. Foto: Reprodução/Google Street View

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou nesta terça-feira (21) que a Prefeitura estuda assumir obras “paralisadas” do entorno da Lagoa da Maraponga, de responsabilidade do Governo do Ceará. A declaração do gestor foi dada ao responder à pergunta de uma moradora do bairro, que comentava acerca do “abandono do projeto”. No ano passado, um embate entre Sarto e o governador Elmano de Freitas (PT) acarretou transferência da responsabilidade das obras da Ponte dos Ingleses, do Governo do Estado para a Prefeitura.

“Não queremos deixar a população da Maraponga órfã”, disse Sarto. Em entrevista ao OPINIÃO CE durante lançamento da operação tapa-buracos da Prefeitura, na Parangaba, nesta terça-feira, o gestor disse que pretende conhecer o projeto estabelecido pelo Estado para saber se ele se adequa às necessidades da população. Sarto ainda afirma que não existem obras municipais paradas em Fortaleza.

“A ideia é, evidentemente, semelhante ao que aconteceu com a Ponte dos Ingleses, conhecer o projeto, perceber se esse projeto se adequa ao que a comunidade propõe, já que é um projeto do Estado. A gente não tem ciência do detalhamento. Conhecer o projeto, discutir com o Mondubim, com a Parangaba, com todo o entorno, com a população que aqui mora. Depois disso, se o Estado concordar em passar para gente, para que a gente faça a lagoa, aí é precificar, licitar e executar, que é o que a gente tem feito”, alegou o prefeito. 

Também ao OPINIÃO CE, o secretário municipal da Infraestrutura da Prefeitura, Samuel Dias, afirmou que a pasta vai realizar a solicitação formal ao Estado para assumir as obras do entorno da Lagoa da Maraponga. “Vamos fazer a solicitação formal, ajudar a montar o documento técnico, fazendo a solicitação formal, como disse o prefeito, para o governo do estado, para a gente assumir a obra, uma vez que ela não foi concluída e a gente não tem nenhuma notícia de que vá ser concluída. Faz tempo que ela está parada, mais de dois anos, pelo menos”.

“A gente recebe muita reclamação da população, que é a reclamação que vem para Prefeitura, vem para regional. O prefeito Sarto quer tomar uma providência em relação a isso. Então, nós vamos ajudar exatamente nessa parte técnica de montar o pedido e na sequência a gente fazer todo o processo, de eles aceitando passando a obra para a gente, e a gente assumir a obra imediatamente a obra e concluir o que foi começado”, explicou o secretário.

O OPINIÃO CE demandou o Governo do Ceará e aguarda retorno.

REQUALIFICAÇÃO DE LAGOAS

Conforme a Prefeitura, desde o início da gestão de Sarto, em 2021, entornos de lagoas como a da Messejana, do Opaia, do Mondubim e do Urubu foram requalificados. Como destacou o prefeito, os locais contemplados pelos serviços de requalificação tornam-se áreas de lazer para a população local, além de proporcionar oportunidades de renda e empreendedorismo. “São locais importantíssimos para cada bairro, para cada comunidade. É onde as famílias passeiam, onde os amigos se encontram, onde a gente faz exercício, namora e brinca. Enfim, são espaços que merecem todo cuidado”, disse.

“É assim que a gente está fazendo de Fortaleza uma Fortaleza só. É assim que a gente está modernizando toda a cidade com um padrão de construção de primeiríssima qualidade”, completou.

Texto de Felipe Barreto e Adriele Ribeiro