Menu

Governo do Ceará enviará oito bombas de água para ajudar no escoamento no Rio Grande do Sul

Foto: Helene Santos/ Governo do Ceará

Para ajudar no escoamento das enchentes do Rio Grande do Sul, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, pelas redes sociais, nesta terça-feira (21), que serão enviados oito conjuntos de bombas de água da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) com destinado ao estado gaúcho. As bombas são volantes, utilizadas para emergências, e têm capacidade para retirar quatro mil litros por segundo (500 litros cada).

Durante a execução dos equipamentos, dois operadores ficarão responsáveis para ajudar na instalação. A Força Aérea Brasileira (FAB) será responsável pelo transporte dos equipamentos, que serão instalados em locais estratégicos no estado gaúcho. Além das bombas de água, serão enviados dispositivos elétricos para efetuar a instalação desses equipamentos, como cabos de alimentação, inversores e o transformador trifásico. As bombas serão instaladas em pontos estratégicos no estado gaúcho.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, destacou a importância do ato de solidariedade. “É preciso iniciar o processo de funcionamento das cidades atingidas e o primeiro passo é escoar as águas. O Governo do Ceará, por meio da sua gestão sólida de recursos hídricos, possui equipamentos para situações de emergência e esses equipamentos agora vão ajudar quem precisa, que é o Rio Grande do Sul”.

“A Cogerh se une a essa corrente de solidariedade que se espalha por todo o Brasil em socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Assim que provocados pelo governador Elmano de Freitas, nós nos mobilizamos e já estamos com tudo pronto para embarcar as bombas e os demais componentes elétricos, frisou Yuri Castro de Oliveira, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

OUTROS ESTADOS

Além do Ceará, São Paulo e Alagoas também negociavam com o Governo Federal o envio de bombas de água para ajudar no escoamento no Rio Grande do Sul. Ao todo, serão 18 bombas enviadas, inclusas as oito pelo governo cearense e uma de Alagoas, utilizada na transposição do Rio São Francisco. Algumas bombas já estão em solo gaúcho e, segundo o ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, serão utilizadas em Porto Alegre e no município de Canoas.