Menu

Sindicato dos Músicos critica escolha de atrações no São João de Fortaleza

Foto: Priscila Baima/ Opinião CE

A programação do São João de Fortaleza 2024, anunciada na última quinta-feira (16) pelo prefeito José Sarto (PDT), foi alvo de críticas do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará (Sindimuce). A representação diz que o evento privilegia artistas de fora do Estado e cobra a presença de mais atrações cearenses na festividade junina. O Sindicato também solicita ações permanentes para incluir mais artistas cearenses nos eventos culturais da cidade.

“A programação recentemente anunciada do São João de Fortaleza privilegia artistas de fora do Estado, alguns dos quais não têm ligação com o movimento/a temática junina, e perde a oportunidade valiosa de contar com mais artistas cearenses e atuantes no Ceará, de refletir a pluralidade e a diversidade da cultura cearense por meio de inúmeros artistas que poderiam fazer parte dos três dias de festas, de forma mais coerente com uma política cultural que valorizasse a cena local”, disse a nota do sindicato.

A nota publicada pelo Sindimuce solicita a ampliação da quantidade de atrações, incluindo a presença de artistas locais, que se dedicam à temática junina, mestres da música do Ceará e jovens músicos de Fortaleza.

O Sindimuce ainda critica outros “grandes eventos” da Prefeitura de Fortaleza, alegando que o órgão municipal contrata artistas de outros estados que recebem cachês superiores daqueles que atuam em Fortaleza. A festa promovida pela Prefeitura no aniversário de Fortaleza é utilizada como exemplo pelo sindicato, que mencionou o destaque na divulgação que artistas de outros Estados ganharam em comparação com artistas cearenses.

SÃO JOÃO

O evento em questão conta com atrações como Zezé Di Camargo & Luciano, Banda Magníficos e Zé Vaqueiro. Neste fim de semana, após pressão, o prefeito cancelou a apresentação da dupla sertaneja Victor & Leo. A atração, segundo publicação nas redes, será substituída por um novo nome a ser confirmado. O cancelamento se deu após protestos contra a inclusão da dupla na programação, principalmente por parte de vereadores de oposição na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Em nota ao OPINIÃO CE, a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) disse que “a Prefeitura de Fortaleza divulgou as atrações confirmadas até agora e segue montando a programação com artistas da terra e quadrilhas juninas tracionais da cidade. Todos os cachês do line-up anunciado são pagos por patrocinadores”, informou.