Menu

Sebrae promove Semana do Microempreendedor Individual com mais de 300 atividades no Ceará

Divulgação/ Sebrae

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) do Sebrae inicia nesta segunda-feira (20), com palestras, oficinas, cursos e conteúdos, além de proporcionar o networking para microempreendedores de todo o País. Ao longo desta semana, o Ceará, que soma mais de 338 mil microempreendedores em atividade, número que representa 54,81% do total de empresas ativas do Estado, terá a realização de mais de 300 ações presenciais em todo o Estado e participação de mais de 110 Salas do Empreendedor espalhadas pelos municípios. A programação do evento segue até dia 24 de maio. 

O evento de lançamento acontece na Regional do Cariri, nesta segunda-feira, às 17h, quando será lançado o programa Decola MEI. A ação vai oferecer ensinamentos que auxiliem o desenvolvimento de microempreendedores, como visão empreendedora, gestão financeira, acesso ao crédito, marketing pessoal e digital, entre outros. O evento contemplará municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, da Regional Litoral Leste, Jaguaribe, Centro Sul, Região do Cariri, do Sertão de Crateús, Sertão Central, Região da Ibiapaba, do Norte, Oeste e da Região do Baturité. 

As atividades vão desde Oficina Transforme Sua Ideia em Modelo de Negócio, em Fortaleza, à palestra Cooperação de Negócios e Estratégias Coletivas de Vendas, em Pentecoste. Em Apuiarés, por exemplo, uma oficina aborda o serviço de bares e restaurantes com foco no cliente. Já em Paramoti, também no Ceará, o objetivo é ajudar os microempreendedores a definir o preço de venda dos seus produtos. Confira aqui a programação do Escritório Regional Metropolitano.

A representante do Sebrae CE, Tâmara Lopes, explica que a programação da Semana do MEI focará em quatro pilares: empreender, regularizar, profissionalizar e transformar, tendo em vista as etapas que esses profissionais seguem. Tendo como objetivo transformar a vida de diversas pessoas por meio do empreendedorismo, a Sebrae oferecerá ações gratuitas que buscam profissionalizar os participantes. 

“O objetivo do evento, que é anual, é incentivar formalização dos trabalhadores autônomos, capacitar empreendedores e também dinamizar a economia local. Então, quando a gente oferta essa série de ações, todas totalmente gratuitas, tanto presencial quanto on-line, a gente tem essa visão de aproximar esse público, capacitá-los e transformar a vida deles”, disse Tâmara lopes.

Em 2023, no Ceará, foram realizadas 340 ações em 112 municípios, impactando 6.252 participantes, entre 4.214 pessoas físicas e 2.032 pessoas jurídicas. Ao todo, o evento realizou 7.389 orientações técnicas.

MAIS INFORMAÇÕES

Os empreendedores interessados poderão ter acesso às informações sobre a programação completa das atividades da Semana do MEI no Ceará pelo portal do Sebrae/CE, no endereço eletrônico https://ce.loja.sebrae.com.br/semanadomei. Nesse canal, é possível saber quais eventos serão realizados em cada uma das regiões do Estado e realizar as inscrições para as atividades. O empreendedor também pode ter acesso às informações na página da Semana do MEI.

Em todo o País, as atividades presenciais ocorrem em 2.413 municípios de 25 estados, o que representa 43,3% da quantidade total de municípios brasileiros. Os principais tópicos a serem discutidos durante a semana são: transformação digital, finanças, ideias de negócio, competências empreendedoras, orientação para crédito, inovação e indicações para aumentar as vendas. A Semana do MEI, em sua 15º edição, conta com palestras nacionais com nomes como Gil do Vigor, Nath Finanças e Felipe Titto.