O projeto Renda Gera Renda inicia, nesta segunda-feira (20), simultaneamente em 12 municípios cearenses. A iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), do Ministério da Educação (MEC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece aulas de design artesanal com o objetivo de fortalecer o artesanato local. As formações serão realizadas de segunda a sexta, com carga horária de 4h diárias, durante oito semanas.
Os municípios contemplados com as aulas estão localizados entre o Litoral Oeste e Leste do Estado. São eles: Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada, Itarema, Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. A partir desta segunda, a coordenadora da Célula de Cidadania e Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, Renata Ladeia, visitará as cidades participantes, iniciando por Aquiraz e Cascavel.
As formações, que tem previsão para encerrar em julho, serão ministradas por designers e mestres artesãos. O público-alvo do projeto é a classe de rendeiras que já atuam na atividade, além de buscar formar novas artesãs, promovendo a profissionalização dessas mulheres. A iniciativa também busca valorizar a tradição da renda cearense, destacando seu papel na economia local e sua importância no patrimônio cultural do Estado.
As participantes das aulas têm a missão de criar uma coleção que tem como tema “Renda-se ao Mar”, inspirada nos oceanos, incluindo peças de vestuário e itens de decoração. Ao final do curso, as artesãs devem apresentar seus projetos finais em um desfile, que tem o objetivo de celebrar o trabalho de dois meses e mostrar a importância da preservação ambiental e cultural dos cearenses.
Serviço – Início das aulas Renda Gera Renda
- Data: 20/05/2024 (segunda-feira)
- Horário: 13h
- Local: Centro das Rendeiras da Prainha Luíza Távora – R. Dr. Mario Gabel, 232-432 – Lot. Parque das Fontes, Aquiraz
