Menu

Ibama embarga desmatamento em área escolhida para a realização do Fortal 2024

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará embargaram as obras de desmatamento na área escolhida para a realização do Fortal, que este ano será realizado entre os dias 18 e 21 de julho na área localizada na Avenida senador Carlos Jereissati (do Aeroporto), ao lado do Aeroporto Internacional Pinto Martins, no bairro Serrinha. O embargo ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), quando os agentes do Ibama foram ao local e constataram que árvores adultas estavam sendo derrubadas.

Logo que os fiscais chegaram ao local, verificaram que os funcionários da empresa organizadora da micareta estavam campinando. Como estavam sendo cortados somente arbustos e capim, a equipe do Ibama informou que para esse tipo de serviço não era necessário solicitar licenciamento ambiental.

Com o aprofundamento da fiscalização, foi verificado que árvores adultas, nativas da Mata Atlântica, estavam sendo derrubadas. Os fiscais determinaram a imediata paralisação dos trabalhos. Além do embargo da obra, os servidores do Ibama aplicaram uma multa à empresa.

O vereador Gabriel Aguiar (Psol), mais conhecido por Gabriel Biologia, usou as redes sociais para comemorar a decisão do Ibama. O parlamentar, no entanto salientou que o problema ainda não estava sanado. Desde a confirmação do novo local para a realização do Fortal, ele passou a ser uma voz contra o evento.

“É hora de duplicar o engajamento, duplicar a nossa luta, pois não tem na ganho. Só vamos sossegar quando tivermos a certeza de que o Fortal não será realizado nesta área de floresta de Mata Atlântica”, disse Gabriel Aguiar, comemorando o embargo do desmatamento.

Os organizadores do Fortal ainda não se manifestaram sobre o embargo, tendo em vista que a notificação do Ibama ainda não foi entregue. A escolha do local ocorreu após várias reuniões dos organizadores do evento com representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e da Fraport, empresa alemã que administra o Aeroporto Internacional Pinto Martins.