Foi inaugurado, nesta terça-feira (14), o Juizado da Mulher de Quixadá, estabelecido dentro da Casa da Mulher Cearense da região do Sertão Central. O equipamento atenderá a população dos 18 municípios do entorno. A nova unidade é a oitava do Estado e a sexta do Interior, tendo a inauguração comandada pela governadora em exercício e secretária da Mulher do Estado, Jade Romero (MDB). O equipamento instalado faz parte do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), sendo responsável por processar, julgar e executar os casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, conforme a Lei Maria da Penha.
Segundo Jade Romero, a implantação do Juizado dentro da Casa da Mulher Cearense mostra a integração de ações de proteção às mulheres de Quixadá e do Sertão Central.
“É uma satisfação como mulher, vice-governadora e agora governadora em exercício de fazer a inauguração deste equipamento que fica dentro da Casa da Mulher Cearense de Quixadá. Faltava ainda aqui a presença mais forte do Judiciário e por isso agradeço ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abelardo Benevides, por essa sensibilidade. Aqui nós temos em funcionamento todos os órgãos do Sistema de Justiça e de Segurança Pública para atender de forma integral as mulheres do Sertão Central”, disse a governadora em exercício.
Atualmente, o Estado conta com três Casas da Mulher Cearense, localizadas em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá, além de outras três que estão em construção. Na capital cearense, existe uma Casa da Mulher Brasileira.
O titular da Segurança, Samuel Elanio, destacou a importância de unir forças por meio do juizado para a população. “A Segurança Pública não se faz somente com um sistema de segurança. É importante que tenhamos uma junção de forças, várias secretarias. Desde o início da nossa gestão, existe uma parceria muito grande com a Secretaria das Mulheres. Contamos com o apoio do governador Elmano de Freitas para seguir reduzindo os índices de violência”, destacou.
A inauguração do espaço também foi celebrada pelo prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, que ressaltou a relevância do equipamento para as mulheres da região. “Ter o Juizado aqui é de uma relevância muito importante. A implementação desse serviço só vem para agregar, não só para Quixadá, mas também toda a região. Todo esse trabalho voltado para as mulheres é muito importante”, destacou o gestor municipal.
