A vacina contra a dengue estará disponível em Fortaleza a partir da segunda-feira (13) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto da criança e do responsável. Ao todo, 154 mil crianças fazem parte do público-alvo e 38 mil unidades foram destinadas à Fortaleza para a 1ª dose. Para o início da campanha, foram destinadas a Fortaleza cerca de 38 mil doses do imunizante, referente à primeira dose. A vacina visa garantir proteção contra o vírus da dengue, sendo segura e eficaz para combater os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
Em suas redes sociais, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), comemorou a disponibilidade das vacinas e falou da importância da imunização. “Procurem as unidades de saúde onde a vacina será ofertada! É muito importante proteger nossos meninos e meninas”, escreveu.
De acordo com Sarto, as doses estarão disponíveis em 18 postos de saúde da capital cearense, de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30; e aos fins de semana e feriados, em dois postos de saúde, das 8h às 16h30.
Ver essa foto no Instagram
ESQUEMA VACINAL
O esquema vacinal da dengue é composto por duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas. Crianças infectadas com a dengue devem aguardar seis meses, após a recuperação, para iniciar o esquema vacinal. Caso a criança contraia a doença após a D1, o intervalo de três meses para a D2 não é alterado, porém, a D2 não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.
Contraindicações:
- Hipersensibilidade à substância ativa;
- Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação;
- Pessoas com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida;
- Grávidas ou lactantes.

