O teto de uma sala de estudos do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), no bairro Messejana, desabou na madrugada desta segunda-feira (6). A unidade é gerenciada pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa). A sala estava vazia no momento do ocorrido. Relatos obtidos pelo OPINIÃO CE apontam que outras áreas do teto estão “fofas”. Ainda conforme a fonte, a direção do hospital recomendou que alguns profissionais fossem evacuados para que não ocorressem risco de ferimentos. Recentemente, o Ministério Público do Ceará (MPCE) realizou uma investigação acerca de denúncias de má estrutura e de condições sanitárias precárias no HSM, constatando a precariedade das condições.
Também ao OPINIÃO CE, a Sesa informou que as instruções do MPCE para a melhoria da estrutura serão executadas, incluindo a reforma da sala de estudos.
Conforme o MP cearense, ao OPINIÃO CE, foi agendada uma audiência para o dia 5 de junho com representantes do hospital e da Sesa para discutir as condições estruturais da unidade. “Na audiência, a Sesa deverá apresentar um plano de adequação, com um cronograma de datas e medidas a serem implementadas para sanar todas as irregularidades apontadas no relatório da Vigilância Sanitária”, comunicou o órgão. “Além de denúncias da população, o encontro tratará do relatório produzido pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) da Sesa, em que foram constatadas irregularidades e problemas estruturais no equipamento”.
Ainda conforme o MP cearense, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e a Sociedade de Psiquiatria também foram notificadas para participar do encontro.
Nota na íntegra da Sesa
