Menu

Teto de sala do Hospital Mental de Messejana desaba; MPCE constata condições precárias

Parte desabada do teto do Hospital Mental de Messejana. Fotos: Reprodução

O teto de uma sala de estudos do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), no bairro Messejana, desabou na madrugada desta segunda-feira (6). A unidade é gerenciada pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa). A sala estava vazia no momento do ocorrido. Relatos obtidos pelo OPINIÃO CE apontam que outras áreas do teto estão “fofas”. Ainda conforme a fonte, a direção do hospital recomendou que alguns profissionais fossem evacuados para que não ocorressem risco de ferimentos. Recentemente, o Ministério Público do Ceará (MPCE) realizou uma investigação acerca de denúncias de má estrutura e de condições sanitárias precárias no HSM, constatando a precariedade das condições.

Também ao OPINIÃO CE, a Sesa informou que as instruções do MPCE para a melhoria da estrutura serão executadas, incluindo a reforma da sala de estudos.

Conforme o MP cearense, ao OPINIÃO CE, foi agendada uma audiência para o dia 5 de junho com representantes do hospital e da Sesa para discutir as condições estruturais da unidade. “Na audiência, a Sesa deverá apresentar um plano de adequação, com um cronograma de datas e medidas a serem implementadas para sanar todas as irregularidades apontadas no relatório da Vigilância Sanitária”, comunicou o órgão. “Além de denúncias da população, o encontro tratará do relatório produzido pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) da Sesa, em que foram constatadas irregularidades e problemas estruturais no equipamento”.

Ainda conforme o MP cearense, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e a Sociedade de Psiquiatria também foram notificadas para participar do encontro.

Nota na íntegra da Sesa

“O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) informa que parte do gesso de uma sala de estudos caiu durante o fim de semana, e estava vazio na ocasião. O espaço é um ambiente de estudos, usado pelos profissionais da unidade, não oferece riscos e não compromete a rotina de trabalho. Sobre a ação do Ministério Público do Ceará, o HSM informa que o relatório é uma ferramenta para melhorias da estrutura e manutenção da qualidade na assistência. A unidade de saúde ressalta que as ações, conforme instruções normativas sanitárias apontadas no relatório, estão em execução. Inclusive, a reforma da sala de estudos.”