O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), autorizou, na noite desta terça-feira (7), que o Estado preste ajuda humanitária às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em mensagem enviada à Assembleia Legislativa (Alece), o Ceará deve enviar 66 toneladas de alimentos e água potável para a região gaúcha. A expectativa é que os deputados cearenses votem a mensagem ao início da sessão plenária de hoje (8). Em suas redes sociais, Elmano disse não medir esforços para ajudar o povo gaúcho.
“Assinei e enviei para a Assembleia Legislativa, na noite desta terça-feira (7), mensagem que autoriza o Governo do Estado a prestar ajuda comunitária às famílias afetadas pelas fortes enchentes no Rio Grande do Sul. O Ceará enviará 66 toneladas de alimentos, além de água potável. Não estamos medindo esforços para ajudar o povo gaúcho nesse momento difícil e doloroso”, escreveu o governador em suas redes sociais.
Além dos suprimentos, uma equipe de militares e um helicóptero da Ciopaer foram enviados ao Rio Grande do Sul para atuarem nas missões de resgate das vítimas das enchentes. O grupo deve chegar ao meio-dia desta quinta-feira (09) a bordo da Fênix 03. A aeronave será utilizada no resgate de vítimas e transporte de mantimentos para pessoas que se encontrem ilhadas.
Leia mais em: Helicóptero da Ciopaer parte para ajudar em resgates no Rio Grande do Sul
DOAÇÕES
Os aeroportos regionais do Estado estão recebendo doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A campanha iniciou-se na última segunda-feira (6), nos terminais cearenses que contam com voos comerciais. Podem ser doados alimentos não perecíveis, água e itens de higiene pessoal. Os interessados devem procurar os pontos de coleta localizados em Canoa Quebrada, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, Juazeiro do Norte, São Benedito e Sobral.
ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL
Subiu para 95 o número de mortes confirmadas em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Os dados foram divulgados na noite desta terça-feira (7) pela Defesa Civil em novo balanço. No momento, o número de feridos chega a 372. Ao todo, 131 pessoas estão desaparecidas em todo o Estado. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais. As tempestades atingiram 401 municípios do Rio Grande do Sul.
