Menu

Sula: Fortaleza encara Nacional de Potosí e a altitude nesta quarta-feira (8)

O Fortaleza vai jogar nesta quarta-feira (8) contra o boliviano Nacional de Potosí, pela quarta rodada da Copa Conmebol Sul-Americana. Para tentar permanecer 100% na competição, o Leão do Pici vai precisar encarar uma altitude a qual não está acostumado, já que o Estádio Victor Agustín Ugarte, onde o adversário manda os seus jogos, está localizado a 4.090 metros acima do nível do mar. A partida, às 21h, vai ser transmitida pela ESPN 4 e pelo serviço de streaming Star+.

Líder do Grupo D da Sul-Americana, uma vitória contra o Nacional leva o Fortaleza (atualmente com 7 pontos) aos 12 pontos, o garantindo pelo menos na segunda posição do grupo. A colocação levaria o Tricolor do Pici para a repescagem anterior à fase de oitavas de final do certame. Vencer o clube boliviano só não garante o Leão na primeira posição, pois o Boca Juniors (atualmente com 4 pontos) ainda pode chegar aos 13, caso vença os três embates restantes ao clube. 

Após a última partida do Leão do Pici no último sábado (4), em que empatou com o Corinthians em 0 a 0 na capital paulista, o clube já iniciou a preparação para o jogo seguinte em São Paulo. Na ocasião, no domingo (5), o elenco se reapresentou para treino regenerativo no Centro de Treinamento (CT) do São Paulo. Já na segunda-feira (6) e na terça-feira (7), treinaram no CT do Corinthians para ajustar os últimos detalhes diante da partida da Sula. No período da tarde da terça, a delegação tricolor embarcou em voo fretado de Guarulhos para a cidade de Sucre, na Bolívia.

Chegando em Sucre, a delegação não vai ao município de Potosí de ônibus, mas sim em 17 veículos, sendo 14 carros 4×4 e três vans, devido ao terreno acidentado da região. Além da logística diferenciada, ficará à disposição dos jogadores e do staff oito cilindros de oxigênio, para tentar minimizar possíveis efeitos da altitude. Segundo o supervisor de futebol do Fortaleza, Julio Mando, eles receberam a programação que o Boca Juniors realizou quando jogou em Potosí, semelhante à adotada pelo Leão do Pici.

“Recebemos até os vídeos dos hotéis, da viagem, da estrada. Sentamos com a comissão técnica, preparação física, daí fechamos horário de voo, horário de chegada, de treinamento, tudo de acordo com a fisiologia, fisioterapia, nutrição, preparação psicológica”, explicou.

Para o jogo, o Fortaleza vai poder contar com o atacante Marinho, que não pôde jogar atuar contra o Boca Juniors, no último jogo da competição, por estar suspenso. Mesmo voltando a ser relacionado, no entanto, o atleta não deve ser titular. O técnico Juan Pablo Vojvoda deve levar o seguinte time titular à partida: João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Matheus Rossetto e Tomás Pochettino; Yago Pikachu, Juan Martín Lucero e Imanol Machuca.

NACIONAL DE POTOSÍ

O adversário desta quarta, aliás, está na lanterna do Grupo D. Com duas derrotas e um empate, a equipe boliviana aparece com apenas 1 ponto conquistado. O clube não vence há cinco jogos, levando gols em cada uma das partidas. Na primeira partida entre os dois times nesta edição da Sul-Americana, o Leão venceu por 5 a 0, na Arena Castelão.