Menu

GT de Enfrentamento à LGBTQIfobia nos Estádios toma posse nesta terça-feira (7)

Foto: Ascom Sesporte

Em uma iniciativa da Secretaria da Diversidade (Sediv) com a Secretaria do Esporte (Sesporte), foi instituído o Grupo de Trabalho de Enfrentamento à LGBTQIfobia nos Estádios, pelo Decreto n° 35.937, de 12 de abril de 2024, que tem como principal objetivo combater esse crime em partidas de futebol, tornando um ambiente inclusivo e seguro para todos os torcedores e profissionais envolvidos. A solenidade de posse do grupo ocorre nesta terça-feira (7), na tribuna de honra da Arena Castelão, às 14h30.

Quem estará presente nesta cerimônia será a secretária nacional dos Direitos da População LGBTQIAPN+ no Ministério dos Direitos Humanos, Symmi Larrat, além de autoridades governamentais, representantes de entidades esportivas e membros da comunidade LGBTQIAPN+. Os responsáveis por presidir o Grupo de Trabalho serão os titulares da Seduc e do Sesporte, com Mitchelle Meira e Rogério Pinheiro, respectivamente, trabalhando de forma compartilhada.

Contando também com a colaboração de outras 22 instituições governamentais e da sociedade civil, o grupo possui atribuições como a criação de um plano de ação contendo campanhas de conscientização, atividades educativas e medidas com punições contra a LGBTQIfobia.

Nos estádios, os responsáveis treinarão os profissionais que frequentam a área, para os casos serem identificados e prevenidos. Dessa forma, também serão estabelecidas parcerias com entidades de esporte, com clubes de futebol e suas torcidas organizadas, colaborações com outras instituições para a realização de pesquisas sobre a LGBTQIfobia nos estádios e a avaliação de forma regular das ações que estão sendo implementadas, para ser garantido sua eficiência.