Fortaleza é a única capital nordestina selecionada para participar do Programa Cities Forward, lançado pelos Estados Unidos, em parceria com a iniciativa Governos Locais para a Sustentabilidade (Iclei), o Resilient Cities Catalyst e o Instituto das Américas. No total, o programa selecionou 24 cidades, das quais 12 são da América Latina e 12 dos Estados Unidos.
Fortaleza e Manaus, capitais do Ceará e Amazonas, respectivamente, são as cidades brasileiras eleitas. Elas fazem parte de um total de 129 inscritas.
A cerimônia de abertura do Workshop de Desenvolvimento de Contexto Favorável aconteceu na noite de segunda-feira (6), no Paço Municipal, e contou com a presença do vice-prefeito Élcio Batista, da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lobo, e da superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Larisa Menescal. Além de representantes das cidades de Ambato (Equador), Cartagena (Colômbia), Hermosillo (México) e Renca (Chile).
“Eu acredito bastante nessas redes de cidades, e Fortaleza busca sempre participar ativamente de todas essas redes, porque acreditamos que o conhecimento bem distribuído é a melhor forma de enfrentarmos qualquer desafio, seja do presente, seja do futuro”, destaca o vice-prefeito de Fortaleza.
O objetivo principal do Cities Forward é auxiliar as cidades participantes na implementação de soluções que fomentem investimentos em serviços urbanos, promovendo a sustentabilidade, inclusão e resiliência nos bairros e comunidades. Esta iniciativa busca alcançar esse propósito por meio da cooperação internacional, unindo 12 cidades dos Estados Unidos com 12 cidades da América Latina e Caribe.
“Nós temos a responsabilidade, com esse programa, de apontar novos caminhos que consigam, em alguma medida, dialogar com as soluções que nós precisamos oferecer para a complexidade atual”, disse o secretário executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo.
Segundo Luciana Lobo, titular da Seuma, desde a inclusão de Fortaleza no programa, em 2023, a equipe tem trabalhado de perto com o time do Cities Forward para converter o projeto Conector Verde Urbano em uma proposta viável para financiamento, implementação e expansão.
“O Conector Verde Urbano consiste em um sistema multifuncional de áreas verdes que abrangerá bairros vulneráveis da nossa cidade e está em desenvolvimento. O objetivo é aumentar a cobertura arbórea, conectando diferentes áreas verdes já existentes e promovendo soluções como restauração de matas ciliares e jardins de chuva“, destacou Luciana Lobo.
A programação tem início com a abertura, encerrando na quinta com uma visita técnica ao Parque Rachel de Queiroz.
CIDADES SELECIONADAS:
Fortaleza, Ceará – Brasil + Condado do Havaí, Havaí – Estados Unidos. Ambato – Equador + Filadélfia, Pensilvânia – Estados Unidos. Cali – Colômbia + Baltimore, Maryland – Estados Unidos.
Cartagena – Colômbia + Denver, Colorado – Estados Unidos.
Freeport – Bahamas + Coral Springs, Flórida – Estados Unidos.
Cidade da Guatemala – Guatemala + Dallas, Texas – Estados Unidos.
Hermosillo – México + Dubuque, Iowa – Estados Unidos.
Manaus, Amazonas – Brasil + Albany, New York – Estados Unidos.
Mérida – México + Austin, Texas – Estados Unidos.
Montego Bay – Jamaica + Hoboken, New Jersey, New York – Estados Unidos
Renca – Chile + Evanston, Illinois – Estados Unidos.
Rosário – Argentina + Chattanooga, Tennessee – Estados Unidos.
