Menu

Exposição que apresenta Chico da Silva e a Escola do Pirambu chega ao Centro Cultural Belchior

Em cartaz no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza, a exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva” passeia pelo universo artístico criado por Chico da Silva e seus primeiros discípulos na capital cearense. A mostra reúne 20 obras e ficará exposta até o dia 18 de maio, de terça a sábado, das 14h às 21h. A visitação é gratuita. Com curadoria de Flávia Muluc, a exposição conta com obras de alunos da Escola do Pirambu, fundada em 1960 por Chico da Silva. Entre eles estão Babá, Chica da Silva, Claudionor, Ivan e Garcia.

Além das obras, os visitantes têm a oportunidade de participar de um encontro com a história e a singularidade da Escola do Pirambu. De acordo com Flávia, o objetivo é evidenciar a representação da Escola do Pirambu nas Artes Visuais do Brasil. “Mais do que uma apresentação das obras, a ideia é que a exposição seja um espaço de encontros, diálogos e descobertas, atualizando o pensamento sobre o fenômeno que é a Escola do Pirambu de Chico da Silva”, explica Flávia.

O artista acreano, radicado no Ceará, criou uma estética única baseada nas composições fabulares e fantásticas, cheias de monstros mitológicos e personagens intrigantes. Além disso, as obras de Chico da Silva revelavam a relação intensa entre fauna e flora, frutos da ecologia profunda de seu pensamento. Sua notoriedade internacional foi consolidada com uma menção honrosa na Bienal de Veneza de 1966, tornando-se um dos primeiros artistas indígenas a alcançar destaque global.

SERVIÇO

  • Visitação até o dia 18 de maio, de terça-feira a sábado, das 14h às 21h
  • Entrada gratuita
  • Centro Cultural Belchior – Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema