Menu

“Sobral terá sua primeira prefeita: Izolda Cela”, afirma Lia Gomes

Foto: Natinho Rodrigues/Opinião CE

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), já tem o nome da candidata que apoiará nas eleições de outubro. O grupo político liderado por seu irmão, o senador Cid Gomes (PSB), lançará, como esperado, a candidatura de Izolda Cela (PSB), ex-governadora e atual secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC). A confirmação foi confirmada pela deputada estadual Lia Gomes (PDT), irmã do prefeito de Sobral e do senador, em entrevista ao OPINIÃO CE.

“Sobral terá sua primeira prefeita: Izolda Cela”, declarou a parlamentar. Segundo Lia Gomes, os irmãos já fizeram o convite a Izolda e “várias reuniões foram realizadas” para discutir a candidatura.

O marido de Izolda, Veveu Arruda, já foi prefeito de Sobral, por dois mandatos, entre 2011 e 2017. Ele e a esposa são aliados históricos dos Ferreira Gomes. No governo de Cid, foi Izolda quem comandou a pasta da educação, destaque da gestão e um dos principais marcos do grupo político desde então. Foi vice-governadora nos dois mandatos de Camilo Santana e, quando ele se licenciou para se candidatar ao Senado Federal, Izolda assumiu o Palácio da Abolição.

CENTRO DO RACHA

De estilo discreto, Izolda Cela se viu no centro do embate que terminou no racha do PDT, nas eleições de 2022. A candidatura dela à reeleição para o cargo de governadora foi vetada pelo partido, em benefício de Roberto Cláudio, que disputou o pleito e perdeu para Elmano de Freitas (PT). Izolda era a candidata pedetista apoiada por Camilo e por lideranças pedetistas, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Evandro Leitão (atualmente no PT).

Roberto Cláudio era o nome defendido por Ciro Gomes (PDT), ele mesmo próximo a Izolda. A ex-governadora deixou o partido e chegou a ser cotada para assumir o MEC. Ela preferiu se concentrar no Ministério e só no começo do ano se filiou a uma nova sigla, justamente o PSB, atual casa de Cid e aliados que deixaram o PDT.