O Ceará inaugurou, nesta sexta-feira (3), a primeira unidade do Pet Ceará Móvel, em Fortaleza. Itinerante, o serviço vai ficar disponível no Parque Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Itaperi, até o dia 18 deste mês. O serviço móvel oferta consultas, encoleiramento antiparasitário, castração e exames preparatórios para a castração. Cada unidade ficará duas semanas no mesmo local, de forma a assegurar a assistência dos animais castrados, que precisam tirar pontos e passar por revisão.
Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), presente na cerimônia, mais oito unidades devem ser entregues até o fim do ano, totalizando nove. Os equipamentos vão funcionar em formato de mutirão por todos os municípios do Ceará. A entrega da unidade também contou com a presença do secretário da Proteção Animal, David Rattacaso, e outras autoridades.
“O serviço vai viajar pelo Estado, fazendo consulta de animais, distribuindo coleiras que protegem contra o calazar, carrapato. Ao mesmo tempo, estamos cadastrando clínicas veterinárias, sendo quatro em Fortaleza, e 11 no Interior, para ajudar as pessoas que não podem pagar uma consulta para o animal que tanto gosta. Mais de R$ 12 milhões estão sendo investidos na política de Proteção Animal”, destacou Elmano de Freitas.

Nesta sexta, as primeiras castrações começaram a ser realizadas. Os felinos Malu e Otto foram levados para a cirurgia pela estudante Jeisse Maria Pereira, 21, que estava acompanhada do pai, o porteiro José Marques, 61. Na casa da família são nove gatos, uma cadela e uma coelha, além dos animais de rua que eles também cuidam.
AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS
O secretário da Proteção Animal, detalhou o trabalho de credenciamentos das clínicas veterinárias para ampliar os serviços de saúde de maior complexidade na Capital e Interior. “A população vai ter um serviço de atenção veterinária secundária, que não é só consulta e castração. São outros procedimentos também, como exames, algumas cirurgias, entre outros de natureza complexa. Estamos finalizando a fase de credenciamento”, garantiu.
Na primeira unidade, que começou a funcionar nesta sexta-feira, no Itaperi, será possível a retirada de fichas para consultas e realizar o agendamento de castração. O Pet Ceará Móvel permanecerá no local até 18 de maio. Os horários de atendimento vão de segunda a sexta, das 7h às 12h, e das 13h às 16h, e aos sábados, das 7h às 12h.
Para agendar a castração, o tutor precisa apresentar documento oficial de identificação (RG e CPF) e comprovante de endereço. O processo cirúrgico não é realizado no dia do agendamento. Já para consultas, serão distribuídas 40 senhas por dia, 20 de manhã e 20 de tarde, por ordem de chegada. A previsão é que a segunda unidade comece a funcionar no dia 8 de maio, no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza.
