Em portaria publicada nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU), o Ceará foi incluído na lista de estados livres da febre aftosa sem vacinação. A portaria que, inicialmente, havia sido divulgada em 21 de março, foi atualizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Em suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) comemorou o feito e disse que a conquista é fruto do trabalho dos municípios, secretarias e entidades cearenses.
“Essa é uma grande conquista para os produtores cearenses. É resultado de um grande trabalho em conjunto com os Municípios, secretarias e entidades. A participação de todos contribuiu para uma mudança histórica em nossa pecuária. O prazo para entrega da declaração continua até o próximo dia 15. Será a última vez que vacinaremos o nosso rebanho contra a febre aftosa”, escreveu Elmano.
Por isso, a vacinação contra a febre aftosa foi encerrada no Ceará na última terça-feira (30). Com o reconhecimento, a comercialização e negociação do rebanho cearense para outros estados devem ser facilitadas. O Estado deve declarar a quantidade imunizada até o próximo dia 15. Além do Ceará, integram a lista Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.
Ver essa foto no Instagram
