Menu

Imagens mostram que cachorro morto em transporte aéreo foi enviado vivo para aeroporto de Fortaleza

Imagens mostram que o cachorro Joca, da raça golden retriever, chegou vivo ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. O vídeo exclusivo divulgado, neste domingo (28), no Fantástico, da TV Globo, é possível observar o animal vivo antes de ser enviado para São Paulo, onde apareceu morto. Por erro da companhia aérea, o cachorro deveria embarcar em São Paulo com destino a Sinop, no Mato Grosso, mas foi enviado pela companhia aérea para a capital do Ceará, no último dia 22.

Joca ficou cerca de 8 horas no trajeto aéreo. Após o episódio, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Polícia Civil de São Paulo passaram a investigar o caso. Em nota divulgada após o episódio, a GOL se solidarizou e lamentou a perda do animal. A empresa também anunciou a suspensão, por 30 dias, do transporte aéreo de animais.

Por conta disso, tutores de cães da mesma raça de Joca realizaram, neste domingo (28), um protesto pacífico no aeroporto de Brasília pedindo a regulamentação do transporte aéreo de cachorros de grande porte. Para a representante do clube Fernanda Machado, a iniciativa foi motivada pelo descaso das companhias aéreas no transporte de animais domésticos de grande porte. Ela citou que são comuns casos de descuido, como fuga dos cães durante o embarque e mortes durante o translado.

Atualmente, somente animais com até 10 quilos (kg) podem ser levados junto aos passageiros. Os cães de grande porte são colocados em uma caixa de transporte e levados em um compartimento localizado no porão das aeronaves. Segundo as companhias, o local é pressurizado e não oferece risco aos animais, que não viajam junto com malas e cargas.

MANIFESTAÇÃO EM FORTALEZA

Em Fortaleza, a Associação Anjos da Proteção Animal (APA) vai realizar uma manifestação no aeroporto Pinto Martins em prol da causa, nesta quarta-feira (1º), a partir das 16h. A ação visa reunir os tutores e cães da raça golden retriever para exigir melhores condições no transporte aéreo desses animais.