O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (25), que mais 625 municípios de seis estados serão contemplados com vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Entre os estados está o Ceará, que receberá 169.513 imunizantes, distribuídos nas cidades de Fortaleza, Eusébio, Aquiraz e Itaitinga. O Ministério da Saúde enviará os imunizantes a estados com tendência de aumento de casos da doença.
A quantidade de doses a serem entregues em Fortaleza se destaca, com 154.376 vacinas, o que representa 91,30% do total do lote cearense. Em seguida, estão as cidades de Eusébio, que receberá 5.641 imunizantes, Aquiraz, com 5.428 vacinas, e Itaitinga, com 4.068 doses.
Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel, as novas regiões que vão receber os imunizantes foram definidas de acordo com a lista de prioridades já estabelecidas desde o início do ano. Além do Ceará, os estados de Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Sul receberão o reforço de vacinas, com 986.548 doses entregues nesta remessa.
Dados atualizados na última terça-feira (23), mostram que foram enviadas aos estados 1.682.139 doses de vacinas, com o registro de aplicação de 810.686 doses, o que equivale a 48,19% dos imunizantes entregues. Em abril, foram registradas 117.530 vacinas, o que mostra uma redução significativa em relação a março, quando foram 463.481 doses aplicadas. Conforme a secretária, a queda pode ser explicada pelo atraso no registro da aplicação pelos municípios, que utilizam sistemas próprios e demoram para enviar dados à rede nacional de saúde.
AUMENTO DE CASOS
O Ceará soma 2.641 casos confirmados de dengue, além de 9.908 casos prováveis da doença. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará, consultados pelo OPINIÃO CE nesta quinta-feira (26). Na capital cearense, são 577 pessoas contaminadas, representando 21,85% do total de casos, e mais de 1,7 mil casos em investigação. Eusébio e Aquiraz registram 5 casos confirmados, cada. Já em Itaitinga foi registrado 1 caso. O Ceará registra, ainda, 1 óbito pela doença e 14 mortes em investigação.
Em relação ao cenário nacional, o número de casos prováveis de dengue chegou a 3.852.901 nos quatro primeiros meses de 2024. Os óbitos por dengue confirmados no período totalizam 1.792 e 2.216 mortes em investigação. Conforme o Ministério da Saúde, o Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocantins estão com tendência de aumento do número de casos. Segundo a secretária Ethel, a pasta da saúde se prepara para um novo aumento de casos de dengue a partir de novembro deste ano.
“Teremos um tempo pequeno de preparação porque neste momento os nossos modelos matemáticos entendem que a gente pode começar a epidemia de 2025 em novembro de 2024. Então, estamos atuando na epidemia atual e já nos preparando por conta de um curto espaço que teremos entre a epidemia de 2024 e 2025”, disse a secretária.
COMBATE A DENGUE E ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS DO MOSQUITO
- Mantenha a caixa d’água bem fechada;
- Receba os agentes de saúde e de endemia;
- Amarre bem os sacos de lixo;
- coloque areia nos vasos de plantas;
- Coloque pneus em locais cobertos;
- Limpe bem as calhas de casa;
- Não acumule sucata e entulho;
- Esvazie garrafas pet, potes e vasos.
