A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) realizou visita técnica, nesta quinta-feira (25), no local onde será instalado o Hospital Municipal de Baturité. O projeto faz parte da política estadual para regionalização dos atendimentos da saúde, evitando o deslocamento para grandes cidades, como Fortaleza. A assinatura de ordem serviço deve ser efetivada nos próximos dias. O prefeito de Baturité, Hérberlh Mota, acompanhou a visita.
O secretário Executivo da Sesa, Antonio Silva Lima Neto, destacou a importância de garantir o atendimento na região e comentou a possibilidade da construção de uma Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). O equipamento seria usado para o controle das doenças transmitidas por vetores e animais.
“Teremos um laboratório de entomologia para examinar alguns insetos, inclusive prevalentes aqui na Serra, que causam às vezes doenças como calazar, leishmaniose tegumentar, e tornar mais humanizada a situação dos animais”, informou o secretário.
O prefeito de Baturité se mostrou satisfeito em presenciar o início das obras do Hospital Municipal e agradeceu a todos os envolvidos na conquista, como o governador Elmano Freitas (PT), o ministro da educação Camilo Santana (PT) e os deputados Eduardo Bismarck e Audic Mota.
“Nós próximos dias estaremos voltando para assinar a ordem de serviço para início das obras, garantindo a construção do hospital e o atendimento, não só para Baturité, mas para toda a região do Maciço”, ressaltou Hérberlh.
PROMESSA DE ELEIÇÃO
O chefe do executivo do Ceará, Elmano de Freitas (PT) quando ainda era candidato ao governo do Estado, prometeu a inauguração do Hospital Regional do Maciço de Baturité. Em terra natal, o gestor afirmou que madrugava todo dia para ir trabalhar em Fortaleza e que, formado e na condição de governador, iria defender os direitos dos trabalhadores da região, garantindo os atendimentos de saúde para a região.
“Tenho um sonho plantado no coração do meu povo, Hospital de Baturité, o prefeito lançou a semente, e a governadora Izolda Cela já autorizou. Mas digo que não será um Hospital Municipal, mas sim, um Hospital Regional do Maciço de Baturité, para atender toda a Região”.
