Dados da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), mostram que no primeiro trimestre de 2024, houve o plantio de 24.087 mudas, representando um aumento de 137,5% em comparação ao mesmo período no ano passado, quando foram 10.139 mudas plantadas. Desde 2021, a Prefeitura de Fortaleza realizou o plantio de 197 mil mudas na cidade, por meio do Plano de Arborização.
Esse plano é desenvolvido pela Seuma, em parceria com a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Os órgãos realizam diversas ações de plantio de árvores e doações de mudas na cidade, como o “Árvores na Minha Calçada”, o “Uma Criança, Uma Árvore”, o “Reciclando Atitudes nas Escolas”, além de promover a troca de mudas por recicláveis e a distribuição de mudas na ciclofaixa de lazer e na Seuma.
“É importante salientar que o plantio de mudas não apenas contribui para o meio ambiente, mas também para a beleza estética e o conforto das áreas urbanas. Árvores e vegetação bem distribuídas pela cidade podem criar ambientes mais agradáveis e acolhedores para os moradores, além de tornar as ruas mais atraentes para o lazer e a prática de atividades ao ar livre”, destaca Luciana Lobo, titular da Seuma.
O impacto do aumento de plantio das árvores se reflete na boa qualidade do ar de Fortaleza, como mostra o 6º Relatório Anual Mundial sobre a Qualidade do Ar, da empresa IQAir. A capital cearense foi a única cidade brasileira a aparecer na pesquisa.
