Foi registrado o nascimento de 172 filhotes de tartarugas no município de Aquiraz nesta quarta-feira (24). Os ovos começaram a eclodir, ainda na segunda-feira (22), quando nasceram 142 animais. Ao todo, o processo concebeu 312 tartarugas-de-pente, espécie mais comum na região. O último nascimento de tartarugas registrado no município, pelo Beach Park, ocorreu no dia 31 de março deste ano, com o nascimento de 176 animais.
Os ninhos vinham sendo monitorados pela Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz, que identificou o ponto de desova na praia e o isolou com cordas e placas, para evitar o trânsito de pessoas na região.
A tartaruga-de-pente é considerada a “mais tropical de todas as tartarugas” e está distribuída entre mares tropicais e, por vezes, subtropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. É uma espécie criticamente em perigo, de acordo com União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), podendo alcançar até 110 cm de tamanho e 86 kg.
