Menu

Evandro rejeita pedido de afastamento de Fernando Santana da CPI da Enel

Fernando Santana denunciou uso de montagem por adversários. Foto: Divulgação/Alece

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), negou o pedido do União Brasil para afastar o deputado Fernando Santana (PT) da presidência da CPI da Enel. O partido usou com base de seu pedido um vídeo editado de forma grosseira de uma entrevista do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), sobre empresas que iriam patrocinar a festa do Pau da Bandeira.

O objetivo da edição era fazer parecer que Saraiva havia dito que o patrocínio que a Enel deu para o Município foi feita por intermédio de Santana e do deputado federal José Guimarães. Na íntegra, não é isso que o gestor afirma. Ele diz que os parlamentares ajudaram na ponte entre ele e as empresas que vão patrocinar a festa, sem citar diretamente a Enel. “O vídeo mostra que nada foi pedido (por Fernando Santana a Enel). Foi uma montagem criminosa”, criticou Evandro Leitão.

“O Fernando segue na presidência da CPI. Ele faz um bom trabalho e os resultados estão aparecendo, com compra de viaturas e contratação de centenas de funcionários”, avaliou o presidente da Alece.

SEM CONTATOS

Ao OPINIÃO CE, Santana destacou que o presidente da Enel, José Nunes de Almeida, já negou a informação de um pedido de valor para patrocinar a festa. “Dou essa situação como encerrada, até pela fala do presidente da Enel”, disse. O parlamentar destacou que fala do prefeito foi tirada de uma edição por meio de um recorte de uma entrevista que teve mais de 50 minutos.

“Nunca fiz nem farei nenhum tipo de solicitação à Enel no Estado do Ceará. Em muitas palavras minhas, sou duro com a empresa e com o próprio presidente, mas sempre lembrando que não é nada pessoal com ninguém, e sim para defender o povo dessa empresa [diante] desses relatos que já citei“, completou.

Em suas redes sociais, Saraiva já fez uma publicação em que dá a sua versão da situação. De acordo com ele, o agradecimento a Fernando Santana e José Guimarães diz respeito aos dois petistas terem entrado em contato com empresas em busca de patrocínio para a festa. “O que falei e falo é que o deputado Fernando Santana abre as portas do Governo do Estado e o governo do Estado sempre apoia a festa de Barbalha. Assim como o deputado federal Guimarães que também abre as portas do governo do Estado”, explicou, em vídeo.

Em nota enviada ao OPINIÃO CE, a assessoria do deputado federal José Guimarães também negou qualquer mediação envolvendo contratos com a Enel. “Como já desmentido pelo presidente da Enel no Ceará, o senhor José Nunes de Almeida Neto, em entrevista à imprensa, não houve nenhum tipo de contato ou intermediação minha com a Enel para tratar do assunto. Quem divulgou isso está faltando com a verdade”, afirmou.