O União Brasil protocolou no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) um pedido para o afastamento do deputado estadual Fernando Santana (PT) da presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Conforme o ex-deputado federal Capitão Wagner, presidente do partido no Ceará, a solicitação se dá a partir de uma entrevista que repercutiu do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), sobre empresas que iriam patrocinar a festa do Pau da Bandeira. A Enel é uma das empresas. A oposição do grupo governista no Estado tem utilizado o vídeo do gestor de Barbalha para denunciar um suposto conflito de interesse de Fernando Santana com a Enel.
Ao OPINIÃO CE, Santana destacou que o presidente da Enel já negou a informação de um pedido de valor para patrocinar a festa.
Leia também | Em semana decisiva, CPI da Enel ouve o presidente da empresa nesta quarta-feira (24)
Segundo Fernando Santana, ele recebe a informação do pedido do União Brasil no MP cearense “com muita tranquilidade”. “Dou essa situação como encerrada, até pela fala do presidente da Enel”, disse. Ainda como completou o parlamentar, a fala do prefeito foi tirada de uma edição por meio de um recorte de uma entrevista que teve mais de 50 minutos. Ele disse também ser o parlamentar que “mais defende o povo cearense da causa da Enel”.
“Nunca fiz nem farei nenhum tipo de solicitação à Enel no Estado do Ceará. Em muitas palavras minhas sou duro com a empresa e com o próprio presidente, mas sempre lembrando que não é nada pessoal com ninguém, e sim para defender o povo dessa empresa [diante] desses relatos que já citei“, completou.
UNIÃO BRASIL
Como explica o União Brasil, em nota, o prefeito Guilherme Saraiva conta que solicitou um patrocínio de R$ 1 milhão para a Enel, para custear os festejos da tradicional festa do Pau da Bandeira. Ao fim do vídeo, Saraiva cita os nomes do presidente da CPI e do deputado federal José Guimarães (PT). A frase posterior do gestor é editada com um corte. O partido de Wagner afirma que Santana e Guimarães teriam ajudado na interlocução com a Enel.
“Qual o problema dessa informação? A grande questão é que o deputado Fernando Santana é presidente da CPI que investiga a ENEL. Como pode o presidente que investiga a empresa estar intermediando um patrocínio no valor de um milhão de reais?”, explicou Wagner, ao lado dos deputados estaduais e correligionários Sargento Reginauro e Felipe Mota.
O OPINIÃO CE que, no vídeo em questão, o prefeito cita o nome dos deputados estadual e federal como agentes que têm auxiliado na ponte entre ele e as empresas que vão patrocinar a festa, não citando diretamente a Enel.
Em suas redes sociais, Saraiva já fez uma publicação em que dá a sua versão da situação. De acordo com ele, o agradecimento a Fernando Santana e José Guimarães diz respeito aos dois petistas terem entrado em contato com empresas em busca de patrocínio para a festa. “O que eu falei e falo é que o deputado Fernando Santana abre as portas do governo do Estado e o governo do Estado sempre apoia a festa de Barbalha. Assim como o deputado federal Guimarães que também abre as portas do governo do Estado”, explicou, em vídeo.
Em nota enviada ao OPINIÃO CE, a assessoria do deputado federal José Guimarães também negou qualquer mediação envolvendo contratos com a Enel. “Como já desmentido pelo presidente da Enel no Ceará, o senhor José Nunes de Almeida Neto, em entrevista à imprensa, não houve nenhum tipo de contato ou intermediação minha com a Enel para tratar do assunto. Quem divulgou isso está faltando com a verdade”, afirmou.
