Menu

Elmano visita comunidades atingidas por fortes chuvas no Interior e anuncia ajuda às famílias

O governador Elmano de Freitas (PT) visitou, nesta segunda-feira (22), comunidades atingidas por fortes chuvas neste último fim de semana no município de Morada Nova, na Região do Vale do Jaguaribe. Cerca de 150 famílias ficaram desalojadas. O governador anunciou que elas foram encaminhadas para abrigos públicos ou casas de familiares. O chefe do Executivo afirmou ainda que mais de 5 toneladas de alimentos, colchonetes e outros mantimentos chegarão às pessoas que tiveram residências atingidas pelas fortes precipitações.

Desde o último sábado (20), a Defesa Civil se mobiliza na região para auxiliar as famílias. Além da ajuda humanitária, com a entrega de cestas básicas, kits de higiene e colchões, foram realizadas visitas técnicas a reservatórios.

“Tivemos as primeiras notícias das fortes chuvas aqui na região desde sábado. Desde então, equipes da Defesa Civil atuam em Morada Nova, Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, as cidades mais afetadas. Realizamos visitas em algumas barragens, fazendas que têm barragens, para poder verificar a situação, e também nos bairros mais afetados”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e coordenador da Defesa Civil, Haroldo Gondim.

Cerca de 1000 famílias foram afetadas por alagamentos e interrupção de serviços como telefonia e transporte. Os bairros mais prejudicados estão na área central da cidade: Parque de Exposição; 2 de agosto; Pedra e Cal; e Padre Assis Monteiro. Ainda segundo o governador, o Estado e o Município vão trabalhar juntos em um projeto estrutural para que a água dos pequenos açudes que transbordam não cause transtornos. “O que for preciso fazer para atenuar o sofrimento da população de Morada Nova, vamos fazer. Seja junto ao Dnocs [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas], ou o Estado entrando com recursos próprios, mas vamos fazer uma obra estruturante para garantir que a água não vai mais entrar na cidade”, concluiu.

Em paralelo, a Secretaria Municipal da Assistência Social estruturou quatro abrigos e concedeu o aluguel social para as famílias desalojadas. As pessoas também estão sendo atendidas por profissionais da Saúde e da Assistência Social. Na ocasião, estiveram presentes secretários de Estado, a senadora Janaína Farias (PT) e o prefeito da cidade, Wanderley Nogueira (PT). No momento, o gestor da cidade agradeceu o apoio de Elmano. “Agradeço ao governador por estar aqui presente vendo a nossa situação, e planejar o futuro para que a gente deixe de passar por esses momentos”, disse.

CHUVA EM MORADA NOVA 

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre a sexta (19) e o sábado, choveu em sete dos oito postos de coleta de Morada Nova. Neste intervalo, os maiores acumulados foram na sede do município e em Boa água, sendo 82 e 50 milímetros, respectivamente. Já entre sábado e domingo (21), as precipitações foram relativamente maiores. No intervalo de 24 horas, o posto Lagoa da Serra registrou 112 milímetros, por exemplo. A previsão até a próxima quarta-feira (24), de acordo com a Fundação, é de baixa possibilidade de chuva isolada.