Com compromisso de preservação da estrutura e da arquitetura, o imóvel da antiga Estação Ferroviária da Parangaba será disponibilizado para exploração comercial pelo Metrofor. Empresas credenciadas na Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos poderão concorrer ao direito de alugar o espaço, que é tombado como patrimônio histórico de Fortaleza. A disputa acontece em plataforma online, no próximo dia 28 de abril, a partir das 9h. Empresas não credenciadas também podem se credenciar.
Qualquer reforma ou intervenção no imóvel terá que ser submetida à avaliação prévia do Metrofor, por meio de apresentação do projeto arquitetônico a ser executado. A exploração comercial será feita por dois anos, podendo ser prorrogada. De acordo com o Metrofor, a iniciativa visa oferecer uma diversificada prestação de serviços aos usuários do sistema metroviário e à população em geral. De acordo com os termos previstos, a empresa vencedora não poderá sublocar o imóvel, seja de forma integral ou parcial.
Por se tratar de um patrimônio histórico, tombado de forma definitiva pela Prefeitura de Fortaleza e com valor histórico reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a antiga Estação Ferroviária da Parangaba deve ser preservada e protegida pela empresa que atuará no local. Além disso, deve-se estabelecer uma relação pautada na preservação histórica, cultural e ambiental do equipamento.
EQUIPAMENTO
Ao todo, o equipamento possui uma área de 1.027,07 m², sendo protegida por gradil em toda sua extensão. Dentro dela consta uma ampla região aberta, urbanizada, com piso, bancos e jardim; além da própria estação, que possui uma área edificada de 229,91 m² – incluindo as regiões internas e a calçada que a circunda. O formato da área total é retangular, situada em terreno plano e de esquina. O endereço é na Rua Dom Pedro II, S/N, próximo às estações de metrô e VLT da Parangaba.
Empresas interessadas em ocupar o imóvel da antiga estação ferroviária da Parangaba, ou outros equipamentos disponíveis para negócios, devem se credenciar no Metrofor. Os critérios do credenciamento e como fazê-lo estão descritos no site do Metrofor. Para esclarecer dúvidas sobre o cadastro e obter mais informações sobre a exploração da antiga estação da Parangaba, pessoas jurídicas podem entrar em contato através do e-mail e do telefone da Diretoria de Desenvolvimento Estratégico.
