A segunda edição do Plantão Festival, que ocorreu nesta sexta-feira (19) e sábado (20), no Marina Park, bateu recorde de 30 mil pessoas na plateia. Com 18 apresentações, oito a mais do que as realizadas em 2023, incluindo Matuê, WIU, Teto, Azzy, Djonga, Arthurzim, Cone Crew, entre muitos outros nomes de diferentes gerações do rap, o festival teve mais de 10 horas de festa, em cada dia de Plantão.
O primeiro dia de apresentações contou com 15 mil pessoas e mais de 640 mil visualizações na transmissão do festival feita no canal do youtube do videocast Podpah. O destaque da noite foi para o show “Matuê Dazantigas”, em que o rap cearense apresentou hits do início da sua carreira. Também subiu ao palco na sexta-feira, Teto, WIU, Major RD, KayBlack, TZ da Coronel e Azzy. Artistas, como Xand Avião e Xamuel, estiveram presentes no Festival
As atrações de sábado foram os artistas Arthurzim, Slipmami, Borges, Yunk Vino com Danzo, Cone Crew, Veigh, Djonga e Derek. Os idealizadores do Plantão também voltaram a se apresentar no último dia de festival. O show da 30PRAUM, formado por Matuê, Teto e WIU, passou de uma hora e quarta minutos de apresentação, em que foi relembrado os maiores hits da gravadora.
SOBRE O PLANTÃO
O festival surgiu em um cenário de efervescência do Rap do Ceará. Buscando estimular o estilo musical na região e valorizar os artistas locais, a primeira edição do Plantão ocorreu em abril de 2023, que contou com a presença de 20 mil pessoas em Fortaleza, além de 60 mil telespectadores simultâneos em live realizada no YouTube. A ideia do festival é descentralizar a produção de músicas do gênero do eixo Rio-SP, mostrando a potencialidade do nordeste. Toda a concepção do projeto foi desenvolvida pela 30PRAUM, produtora criada pelo rapper Matuê e pela empresária Clara Mendes. Além do artista cearense, os cantores WIU e Teto também fazem parte do projeto.
Além de também contribuir para a movimentação turística e econômica da capital do Ceará, o festival faz parte dos planos de expansão da empresa, que visa entrar cada vez mais na produção de eventos próprios, expandindo sua potência e ideais. O festival planeja retornar com sua próxima edição em abril de 2025.
