Menu

Decisão do pré-candidato do PT para a Prefeitura de Fortaleza é marcada por militância polarizada e desistências

Foto: Micaela Menezes/ Especial Opinião CE

A manhã ensolarada deste domingo (21) começou acirrada por volta das 9h entre os postulantes do PT à Prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, Larissa Gaspar, Evandro Leitão e Guilherme Sampaio. O quinto nome, Artur Bruno, desistiu da pré-candidatura antes de começar a votação do segundo turno dos delegados no Hotel Oasis Atlantis, localizado na Beira Mar da Capital.

Logo cedo, a pré-candidata Larissa Gaspar evitou falar em lados e disse ao OPINIÃO CE estar confiante e muito feliz. Gaspar falou em “unidade do partido para lutar pelos interesses do povo de Fortaleza”. Já Guimarães, em coletiva de imprensa, também antes de iniciar a votação, deu como “certa” a vitória do postulante Evandro Leitão e que “não via problema” na falta de apoio da rival do presidente da Alece, Luizianne Lins. Conforme dado anteriormente pelo OPINIÃO CE, o líder do partido já havia verbalizado seu apoio a Evandro em eventos anteriores da sigla neste ano.

“Se não trouxer ela, não tem problema. Eu vou lutar para trazer, mas isso faz parte. Tem a decantação, o PT é assim. Portanto, eu não me preocupo”, revelou.

O ministro Camilo Santana e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, não compareceram ao evento. Ambos foram representados por Augusta Brito. “A gente espera que esse processo democrático no PT tenha um resultado positivo, com diálogo e com respeito. Eu realmente desejo é que o final desse processo os outros candidatos se empenhem na campanha desse companheiro. É um projeto muito importante para Fortaleza. Se a gente não se unir, abre espaço para outros perfis políticos, diferentes do nosso“, afirmou a senadora.

MILITÂNCIA EM CORO

Por volta das 10h30, ao lado de delegados, militantes e aliados, a pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza e deputada federal, Luizianne Lins, chegou, em coro, ao evento de definição do candidato do Partido dos Trabalhadores ao Paço Municipal nas eleições deste ano. A postulante chegou vibrando e cantando: “é para lutar, é para vencer, é pela esquerda que queremos o PT“. Luizianne optou por não conceder entrevista à imprensa e se dirigiu diretamente ao auditório onde foi realizada a votação.

Nas redes sociais, a ex-prefeita compartilhou um vídeo com registros do apoio no partido. “Agora o ‘L’ é de Luizianne”, também gritavam os militantes. Depois da entrada de Luizianne, houve um tumulto entre os delegados e militantes com bate-bocas entre duas mulheres.

Logo depois, Evandro chegou ao Hotel Oasis também com um coro que entoava sobre “unificar o PT”. O deputado De Assis Diniz comandou a militância, que seguiu Leitão até o auditório sem também dar entrevistas à imprensa. Em menos de 1h, o postulante deixou o local andando rapidamente para a saída sem falar com os jornalistas.