Para celebrar os 25 anos do Dragão do Mar, o equipamento cultural recebe uma programação diversa e gratuita em abril. O show do cantor Marcelo D2 é um dos destaques. O carioca se apresenta no domingo (28), dia em que o equipamento completa 25 anos. Além do show do rapper, atividades especiais serão realizadas no planetário, museus, cinema e teatro do equipamento entre os dias 24 e 30 de abril.
Neste ano, a vasta agenda comemorativa homenageia o “Poeta Descomunal” Mário Gomes, que fez do Centro Dragão do Mar lugar de morada improvisada nos seus últimos dias de vida. De acordo com a superintendente do Dragão, Helena Barbosa, a homenagem ao poeta popular honra a sua memória e traduz o compromisso do centro cultural em olhar para além-muros.
“Olhar para fora é também olhar para dentro. Precisamos de um plano permanente de cuidados com os nossos espaços, mas, sobretudo, com as pessoas, porque o complexo cultural é feito por e para elas”, destaca a gestora.
Para as programações realizadas no Anfiteatro Sérgio Motta e na Praça Verde, o acesso do público se dará mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. A ação integra a Campanha Ingresso Solidário, que visa arrecadar alimentos e direcionar ao Programa Ceará Sem Fome do Governo do Estado. Todo o montante coletado será destinado à Unidade Central do Programa Ceará Sem Fome para a confecção de cestas básicas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
No dia 26 de abril, a partir das 19h30, no Teatro Dragão do Mar, a potência de vozes femininas cearenses abrem a programação musical. Alice David, Claudine Albuquerque, Marta Aurélia e Mona Gadelha, artistas de diferentes gerações, se reúnem para apresentar releituras de parte do álbum “Massafeira”, lançado em 1980 pela CBS. Em seguida, o Anfiteatro Sérgio Motta reunirá, a partir das 20h, uma programação dedicada ao rock com o grupo cearense Corja!.
Ainda no dia 26, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, acontece o Baile Charme 2000, com festa assinada pelo selo É Proibido mas se Quiser Pode (EPMSQP). Com viés político de resistência, o encontro, que tem protagonismo periférico, negro e LGBTQIAP+, enfatiza sonoridades diversas que costuram a infância e a adolescência de quem viveu os anos 90’s e 2000’s.
O forró vai dominar a Praça Verde do Dragão no dia 27. A partir das 19h, DJ Lolost recebe Vanessa A Cantora com um show de resgate com forró das antigas. Em seguida, a musa do forró romântico Danieze Santiago sobe ao palco para embalar os corações apaixonados, com sucessos como “É que eu não te esqueci” e “O mundo vai cobrar”. Lagosta Bronzeada fecha a noite com um repertório repleto de sucessos.
No dia 28, dia em que se comemora o aniversário do equipamento, o público poderá acompanhar o show “Marcelo D2 e um punhado de bamba!”, marcado pelo encontro do rap com o samba. O esquenta para o show começa às 17h com o grupo Essas Mulheres, tocando do brega ao samba de raiz.
TERRITÓRIOS
No dia 24 de abril, acontece o lançamento do Programa de Gratuidade para Comunidades Vizinhas. Moradores das comunidades Poço da Draga, Graviola e Moura Brasil terão acesso gratuito a até 10% da capacidade dos eventos do equipamento com ingressos pagos pelo Dragão. O benefício estará disponível a partir de maio para os moradores cadastrados.
Já no dia 25, o Dragão e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) lançam o programa “Palavra Viva”, no Minianfiteatro, a partir das 20h. A atividade trará agendas gratuitas de sarau, slams, batalhas de rimas, entre outras manifestações literárias. Com acesso gratuito e livre, será realizado um sarau de poesia, música e intervenção artística, em edição celebrativa a Mário Gomes.
CINEMA
Ainda no dia 25, às 19h, acontece a pré-estreia do filme “A Filha do Palhaço”, no Cinema do Dragão. A obra é inspirada na personagem Raimudinha, de Paulo Diógenes. Após a sessão, será realizada um debate com o diretor Pedro Diógenes e a equipe do longa. Os ingressos custam R$ 8,00 a meia e R$ 16,00 a inteira, podem ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual do Cinema.
Entre os dias 26 e 28 de abril, será realizada a mostra “Negras Lutas, Lutas Negras”. Ao todo, serão exibidos 11 filmes contemporâneos cearenses que retratam uma perspectiva negra, através de arquivos, memórias e violências coloniais. Já no dia 30, o Cinema do Dragão realiza mais uma ação do projeto Se Achegue!, programa que este mês celebra um ano, com a exibição gratuita de filmes direcionada para pessoas em situação e superação de rua.
MUSEUS
Inaugurada em 1999, a exposição “Vaqueiros”, ainda em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC), também está completando 25 anos. Para celebrar o aniversário, o Museu promoverá, no dia 27, a vivência educativa “O Dragão do Mar e o Vaqueiro: 25 anos do centro cultural e da exposição”. A ação é direcionada para profissionais da Educação, estudantes da área de Humanas e profissionais de Turismo, com idade mínima de 16 anos.
No dia 28, o museu recebe Jefferson Marinho, Renan Salgado e John Robson para destacar os elementos diversos da materialidade e constituição do universo do vaqueiro inseridos nas canções de Luiz Gonzaga e outros artistas consagrados que inspiraram o trio. Além das atividades educativas nos Museus, somam sete exposições em cartaz, que podem ser visitadas gratuitamente das 9h às 18h, de quarta a sexta, e das 13h às 18h aos sábados e domingos.
PLANETÁRIO
Nos dias 25 e 26, o Planetário Rubens de Azevedo disponibilizará sessões lúdicas gratuitas. Às 18h, os pequenos farão uma fantástica viagem pelos planetas na exibição do “Viagem no Foguete de Papel”. Em seguida, às 19h, a sessão juvenil-adulta “Passaporte para o Universo” levará o público a uma viagem inesquecível de bilhões de anos-luz, uma jornada incrível do nosso planeta natal até os limites do universo. Para participar, as pessoas interessadas deverão retirar os acessos no dia de cada sessão, a partir das 17h, na bilheteria do Planetário. Serão disponibilizados 60 lugares por sessão, por ordem de chegada.
SERVIÇO
- Programação especial “Dragão do Mar – 25 anos”
- De 24 a 30 de abril de 2023
- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
- Acesso gratuito (Anfiteatro e na Praça Verde mediante doação de 1kg de alimento não perecível)
