Menu

Por unanimidade, docentes da Urca votam pela permanência da greve em assembleia

Docentes da Universidade Regional do Cariri (Urca) optaram nesta terça-feira (16) pela continuidade da greve na instituição. Em unanimidade, 137 professores concordaram para que a greve continuasse, em assembleia-geral realizada na Universidade. “Sem proposta, não há acordo”, divulgou o Sindicato dos Docentes da Urca (Sindurca), em suas redes sociais. Nesta segunda-feira (15), foi realizada uma audiência de conciliação entre a Urca e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), para tentar chegar a um acordo acerca do impasse.

Na audiência de conciliação, a instituição de Ensino Superior analisou uma proposta do Governo do Ceará que visava finalizar a greve na instituição. Na ocasião, foi formalizada uma proposta também para a criação e instalação de mesa de negociação dos pontos requeridos pela categoria ao movimento grevista, que teve início no último dia 4 de abril. O Sindicato dos profissionais da Universidade, durante o momento, pediu a retirada da decisão de ilegalidade da greve e aplicação da multa por descumprimento às decisões do Estado, PGE.

O desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo, relator do processo e quem presidiu a sessão, afirmou que iria aguardar as deliberações de assembleia-geral para tomar uma decisão. Durante o momento que ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua, o Sindurca informou que a proposta do Governo, de finalização da greve, seria analisada durante a assembleia-geral.

Já sobre a pedida de retirada de declaração de ilegalidade de greve, o procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes, informou que a aplicação da multa depende de decisão judicial, mas que a questão poderá ser avaliada na mesa de negociação, a qual definirá o que for possível para a gestão e melhor para a categoria. Washington Luis Bezerra de Araújo acatou a sugestão de ambas as partes de aguardar a deliberação da assembleia, acerca das propostas apresentadas em audiência.