O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) apresentou 1.620 novos registros de empresas turísticas no primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 99,26% em relação a 2019, período pré-pandemia. Em comparação com o mesmo período no ano passado, o crescimento é de 37,8% – foram registradas 1.176 empresas. A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, avalia o cenário do turismo no Ceará, que apresenta o maior número de empresas prestadoras de serviços turísticos formalizadas, indicando crescimento do setor.
“A formalização destes estabelecimentos representam uma recuperação plena do setor pós-pandemia, além de garantir que os serviços prestados aos turistas sejam de qualidade. Isso nos anima, pois assim temos mais segurança ao direcionar os visitantes para todas as nossas regiões turísticas”, destaca a secretaria.
A Secretaria do Turismo (Setur) vem atuando com seminários, capacitações e participações em reuniões de governanças das rotas turísticas, como a que ocorreu no último dia 9 de abril, na reunião ordinária do Fórum de Turismo da Ibiapaba (Fortib). “Costumo sempre dizer que momentos como esses fazem com que o turismo do Ceará seja de mais excelência. É a oportunidade que temos de apresentar a importância da formalização, que se traduz em benefícios não só para o turista, mas também para o empresário que pode ter acesso a muitas coisas”, pontua a secretária Yrwana.
CADASTUR
O Cadastrur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, se tornando fonte de consulta para turistas. Com a formalização, as empresas tem acesso a financiamento de crédito e apoio em eventos, feiras e demais ações, além de incentivo à participação em programas de qualificação profissional oferecidos pelo Governo Federal.
