Menu

Documentário sobre Menina Benigna será exibido em festival internacional

O documentário “Menina Benigna, a beata do Ceará”, produzido pelo Núcleo de Documentários da TV Assembleia, foi selecionado para ser exibido no Fire of God Film Festival, evento internacional de cinema que acontece nesta quarta-feira (17), de forma on-line. O festival celebra as melhores produções católicas realizadas ao redor do mundo e concede o troféu Fogo de Deus às produções que melhor representarem os dons do Espírito Santo na sétima arte.

Lançado em 2023, o documentário retrata a cerimônia de beatificação de Menina Benigna, ocorrida em 24 de outubro de 2022, e a subsequente romaria, quando a imagem dela foi transportada em procissão de Crato para Santana do Cariri. Testemunhas, devotos, historiadores, líderes religiosos e políticos foram entrevistados para compor o filme.

Benigna Cardoso da Silva, que viveu apenas 13 anos, tornou-se conhecida devido à sua morte trágica em 1941, quando resistiu a uma tentativa de ataque sexual. Ela foi chamada de “heroína da castidade” pelo padre Cristiano Coelho após o incidente. A história de fé e devoção da jovem causou tanta repercussão e comoção que ela teve a beatificação autorizada pelo Vaticano em 2019.

A equipe responsável pelo documentário inclui Ângela Gurgel na direção-geral e coordenação; Janaína Gouveia e Ana Célia de Oliveira no roteiro; Daniel Cardoso na edição, Marcelo Alves e Salomão Costa na direção de fotografia, com sonorização por Ângela Gurgel e reportagem por Janaína Gouveia. A pesquisa de produção e direção de fotografia é de Marcelo Alves, e as imagens são de Salomão Costa.