O deputado estadual Fernando Santana (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), informou que levará um dossiê com todo o material produzido durante a CPI para a reunião com o ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira (PSD), nesta terça-feira (16). O encontro, que ocorre em Brasília, às 18h, vai contar também com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e demais representantes da Comissão.
“Nosso objetivo é fazer com que essa empresa melhore o seu serviço, respeite o povo cearense e cobre um preço justo. Hoje, a tarifa [cobrada pela Enel no Ceará] é a mais alta do mundo, a comparar com o péssimo serviço que ela tem prestado aqui no Estado”, frisou o parlamentar.
Santana também ressaltou o “apoio fundamental” que a CPI da Enel e a população cearense estão recebendo do governador na luta “contra o descaso, a falta de respeito e a má qualidade dos serviços prestados pela empresa”. Ele destacou que, na última semana, Elmano tomou a decisão de dialogar com Silveira sobre o assunto e “exigir uma ação imediata no Ceará, determinando que a empresa Enel mude ou se mude do nosso Estado”.
Em aparte, os também deputados De Assis Diniz (PT), Felipe Mota (União Brasil), Simão Pedro (PSD), Lucílvio Girão (PSD) e Almir Bié (PP) parabenizaram o presidente da CPI pela “liderança transparente” no caso na Assembleia. Os colegas parlamentares expressaram solidariedade aos moradores de Fortaleza e do interior do Estado diante de “problemas e prejuízos” causados pela falta de energia, desejando êxito na audiência marcada para esta terça-feira e esperando por resultados positivos.
Leia mais | Aneel aprova redução de tarifa da Enel e contas de luz ficarão mais baratas no Ceará
REUNIÃO EM BRASÍLIA
O encontro desta terça com o ministro Alexandre Silveira será o segundo de Elmano em menos de uma semana com o titular da pasta. Na última quarta-feira (10), como explicou o governador em live, foi realizado o primeiro encontro com o ministro. Na ocasião, o petista afirmou que saiu “convencido” de que medidas serão tomadas pelo Governo Federal.
“A Enel precisa mudar a prestação do seu serviço ao povo do Ceará. Não temos mais como aceitar o nível de prestação de serviço da Enel ao povo do Ceará”, ressaltou ele.
Ainda durante a live, ele afirmou que levou, a Silveira, reclamações que vêm sendo registradas nos órgãos de Defesa do Consumidor e na Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) contra a empresa responsável pela concessão de energia. Elmano destacou ainda que espera que “as aflições do povo cearense” estejam contempladas nas medidas a serem anunciadas pelo Governo Lula. O governador também falou sobre a troca de comando na Enel Ceará, que mudou Márcia Sandra por José Nunes de Almeida Neto, no início do mês, e afirmou ter esperança na mudança. “Sei que a Enel acaba de anunciar um novo presidente para a empresa no Estado do Ceará, e eu o conheço. Eu tenho esperança de que o novo presidente garanta uma mudança de comportamento da Enel no Estado”.
