O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), vai se reunir nesta terça-feira (16) com o ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira (PSD), para discutir a “melhoria dos serviços” da Enel no Ceará. Na ocasião, como divulgou o chefe do Executivo na última semana, vai contar ainda com a presença de deputados estaduais integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O petista espera que providências sejam tomadas acerca dos serviços da Enel no Estado.
Na última quarta-feira (10), como explicou Elmano em live, foi realizado um primeiro encontro com o ministro, e afirmou que saiu “convencido” de que medidas serão tomadas pelo Governo Federal. “A Enel precisa mudar a prestação do seu serviço ao povo do Ceará. Não temos mais como aceitar o nível de prestação de serviço da Enel ao povo do Ceará”, ressaltou ele. Ainda durante a live, ele afirmou que levou, a Silveira, reclamações que vêm sendo registradas nos órgãos de Defesa do Consumidor e na Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) contra a empresa responsável pela concessão de energia. Na ocasião, Elmano ressaltou que espera que “as aflições do povo cearense” estejam contempladas nas medidas a serem anunciadas pelo Governo Lula.
Na ocasião, o governador destacou a troca de comando na Enel Ceará, que mudou Márcia Sandra por José Nunes de Almeida Neto, na última semana, e afirmou ter esperança na mudança. “Sei que a Enel acaba de anunciar um novo presidente para a empresa no Estado do Ceará, e eu o conheço. Eu tenho esperança de que o novo presidente garanta uma mudança de comportamento da Enel no Estado”.
CPI DA ENEL APROVA AUDIÊNCIA COM DIRIGENTE
No último dia 3 de abril, a CPI da Enel aprovou a convocação de dirigentes da empresa para darem respostas e prestarem esclarecimentos sobre os serviços realizados no Estado. O dia 24 de abril é a data prevista para a oitiva, conforme informou o presidente da CPI, o deputado estadual Fernando Santana (PT). O requerimento aprovado para a convocação foi do deputado Guilherme Sampaio (PT).
Em outro movimento relativo à atuação da empresa no Estado, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, enviou ofício a Alexandre Silveira para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realize a fiscalização do contrato de concessão e dos serviços prestados pela Enel no Ceará. Na ocasião, Bismarck destacou que, na última sexta-feira (5), o Beach Park suspendeu suas atividades por conta de problemas no abastecimento de energia.
Ao OPINIÃO CE, a Enel Ceará informou que o problema de abastecimento no parque aquático foi nas instalações internas do espaço, mas que equipes especializadas da companhia permaneceram no local durante todo o dia, visando a normalização do fornecimento. A empresa afirmou que 50 quilômetros de cabos da rede elétrica foram roubados em 2024 em todo o Estado.
