Menu

Aquiraz e Eusébio: PSB e PT vão se unir para tentar tirar o poder do grupo liderado por Acilon

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O PSB e o PT estão articulando uma união visando alcançar o Executivo de duas importantes cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): Eusébio e Aquiraz. Nos dois municípios, atualmente, a mesma família comanda as Prefeituras, com o pai Acilon Gonçalves (PL) no Eusébio e o filho Bruno Gonçalves (PL) em Aquiraz. Importantes destinos turísticos, as cidades interessam à base do Governo. Enquanto o ex-prefeito Edson Sá (PSB) vai para a disputa no Eusébio, o presidente da Câmara de Aquiraz, Jair Silva (PT), é pré-candidato no seu município. As informações são do Blog Roberto Moreira.

Edson Sá e Acilon, duas das lideranças de Eusébio, já chegaram a ser aliados, mas seus grupos políticos devem se enfrentar neste ano. Eleito para o seu terceiro mandato – após dois consecutivos entre 2005 e 2012 -, Acilon reassumiu o município em 2016. Foi reeleito em 2020, por isso, não pode disputar um pleito para uma nova reeleição. Ele deve lançar um nome para representar a continuidade do seu Governo. Edson, por sua vez, foi o primeiro prefeito da história da cidade. Seu primeiro mandato foi entre 1989 e 1992. Quatro anos depois, em 1996, foi eleito para um novo mandato, entre 1997 e 2004.

Já em Aquiraz, o presidente da Câmara de Vereadores, Jair Silva, foi o nome escolhido pela oposição da atual gestão de Bruno Gonçalves. O chefe do Legislativo contará com o apoio do Governo do Estado, com Elmano de Freitas (PT), do ministro da Educação e ex-governador, Camilo Santana (PT), e do senador Cid Gomes (PSB), assim como ocorrerá com o pleito no Eusébio, com Edson Sá.

Ainda no município, Gonçalves pode concorrer à reeleição, já que foi eleito para o seu primeiro mandato apenas em 2020. Antes dele, foi o próprio Edson Sá quem comandou o Executivo de Aquiraz. Nas últimas eleições, ele tentou a reeleição, mas foi derrotado por pouco mais de sete pontos percentuais.