O governador Elmano de Freitas voltou a reforçar, através de sua live semanal nesta quarta-feira (10), o lançamento do edital “Mulheres Rurais”, que busca financiar projetos liderados por mulheres agricultoras em comunidades rurais no Ceará. O edital foi lançado no fim de mês passado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Projeto São José. O edital objetiva do fortalecimento dos negócios que já são existentes, para promover a independência financeira e o reconhecimento social dessas mulheres. Apenas as propostas de negócios feitas por mulheres que residem em comunidades rurais doEestado serão selecionados.
Ao todo, serão escolhidas 200 iniciativas, com investimento de cerca de R$ 6 milhões. Cada projeto poderá receber recursos com possibilidade de chegar até R$ 30 mil. Com o investimento, será possível investir em projetos e na assessoria técnica, por exemplo, para melhorar as atividades econômicas produtivas agrícolas e não agrícolas, com a produção ou serviço ligados à agricultura familiar, pesca, pecuária e o extrativismo vegetal.
“Queremos garantir que as mulheres tenham acesso ao crédito, ao financiamento, porque muitas mulheres agricultoras são muito importantes como produtoras da agricultura familiar. Queremos apoiar, porque queremos a autonomia econômica da mulher agricultora familiar, que ela já tenha sua atividade econômica, mas queremos ajudar ainda mais, para que possa produzir mais e ter sua própria renda cada vez maior”, disse o governador Elmano de Freitas.
Os projetos podem ser apresentados de 18 de abril até o dia 7 de maio. Para conferir o edital basta acessar o site da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.
