Menu

Sarto anuncia agraciados da 7ª edição da Medalha Iracema; confira

Reprodução/ Redes Sociais

A programação de aniversário de Fortaleza, que celebra 298 anos no próximo sábado (13), conta como uma cerimônia solene, que vai homenagear personalidades e instituições que contribuem em diferentes áreas de atuação para o desenvolvimento da cidade. O evento de entrega da Medalha Iracema ocorrerá no Teatro São José, no próximo dia 18 de abril. 

A Medalha Iracema é a maior comenda concedida pela Prefeitura de Fortaleza, que vem homenageando diferentes personalidades da cidade, desde 2018, na data que celebra o aniversário da capital cearense. 

Os homenageados da sétima edição são:

  • A empresária Maria Consuelo Dias Branco, que será reconhecida pelo seu trabalho na indústria em Fortaleza e em todo o Ceará com a empresa M. Dias Branco;
  • O compositor, poeta e arquiteto Fausto Nilo, que será homenageado por sua contribuição ao urbanismo de Fortaleza, além de ser lembrado pelo impacto de sua obra musical em diferentes gerações.
  • A bailarina e coreografa Katiana Pena também será premiada pelo seu trabalho social com arte no Bom Jardim.
  • O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Silva Santos, ganha a medalha por sua atuação na magistratura cearense.

“Dentro da programação que celebra os 298 anos de Fortaleza, vamos entregar a Medalha Iracema, no Teatro São José, no próximo dia 18 de abril. Essa é a maior comenda concedida pela Prefeitura de Fortaleza, em reconhecimento a personalidades e instituições que contribuem em sua área de atuação para o desenvolvimento da cidade. São nomes que expressam a riqueza social, cultural e histórica da nossa Fortaleza”, afirmou o prefeito Sarto.

HISTÓRICO

Em seu primeiro ano, em 2018, a Medalha homenageou a jornalista Adísia Sá, o professor e arquiteto Liberal de Castro e o cantor e compositor Raimundo Fagner. Na edição de 2019, foram homenageados o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira, o ex-senador Mauro Benevides e o empresário Pio Rodrigues Neto. Em 2020, receberam a comenda o engenheiro civil Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto, o humorista Tom Cavalcante e o cineasta Wolney Oliveira.

Em 2023, os agraciados foram o senador Tasso Jereissati, a professora Luma Andrade, o presidente da Central Única das Favelas (CUFA) Preto Zezé, o artista Descartes Gadelha e a ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza