A deputada federal Luizianne Lins (PT), pré-candidata em Fortaleza que teve a chapa individual mais votada durante a eleição que definiu os 200 delegados que indicarão o nome do PT na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024, afirmou que “influências externas” estão interferindo nas eleições internas do PT na Capital. A denúncia foi feita por meio de nota, publicada logo após a divulgação do resultado, neste domingo (7). O OPINIÃO CE entrou em contato com a assessoria da parlamentar questionando quais seriam as “influências externas”, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O deputado estadual Guilherme Sampaio, presidente municipal do PT em Fortaleza, também foi contatado, mas não retornou.
Na mesma nota, Luizianne também agredeceu aos militantes. “A vitória da chapa 100 representa a vontade e a mobilização da maioria dos filiados e filiadas do PT de Fortaleza. Por isso, é muito importante que essa vontade seja respeitada para garantir a representatividade e a democracia interna do partido. Espero que a vitória de hoje traga união e força para continuar lutando pelos ideais do partido”.
“Agradeço imensamente às filiadas e filiados do Partido dos Trabalhadores pelo apoio recebido durante todo o processo dessa eleição. A eleição deste domingo foi um momento muito importante para o nosso partido. Foi fundamental o envolvimento de lideranças históricas, pessoas que constituíram o PT desde o início: das Comunidades Eclesiais de Base, dos sindicatos, das lideranças populares e intelectuais, homens e mulheres que sonham com um Brasil justo, sem desigualdade, contra o preconceito”.
Ver esta publicação no Instagram
“VITÓRIA” DE EVANDRO
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão, ficou mais próximo de ser o candidato petista à Prefeitura. Ele era apoiado por quatro chapas, que obtiveram um total de 59,01% dos votos. Pela regra, elas terão o número de delegados correspondente ao percentual obtido na votação, ou seja, 59,01% dos 200 delegados serão das quatro chapas.
Além de Evandro e Luizianne, outros três pré-candidatos disputam o pleito. Artur Bruno, ex-deputado federal e atual assessor especial para assuntos municipais do Governo do Estado, foi o único que não enviou chapa para a eleição deste domingo. Os outros dois, o presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio, e a também deputada estadual Larissa Gaspar, enviaram uma chapa cada. Enquanto Guilherme obteve 9,8% dos votos com a Chapa 123, Larissa teve 1,9% com a Chapa 140.
