O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, enviou ofício de urgência ao ministro Alexandre Silveira (PSD), de Minas e Energia, para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realize a fiscalização do contrato de concessão e dos serviços prestados pela Enel no Ceará. Bismarck destacou que na última sexta-feira (5) o Beach Park suspendeu suas atividades por conta de problemas no abastecimento de energia. Ao OPINIÃO CE, a Enel Ceará informou que o problema de abastecimento no parque aquático foi nas instalações internas do espaço, mas que equipes da especializadas da companhia permaneceram no local durante todo o dia, visando a normalização do fornecimento. A empresa afirmou que 50 quilômetros de cabos da rede elétrica foram roubados em 2024 em todo o Estado.
De acordo com o deputado, os prejuízos ocasionados pela Enel são inaceitáveis. “Não bastassem todos os problemas individuais às pessoas, a Enel causa dificuldades também para a economia do Estado. Todos os dias recebo reclamações, que vão de quedas de energia frequentes, causando danos aos eletrodomésticos, até apagões que duram dias”, destacou.
“Isso é uma falta de respeito. Agora, mais recente, o Beach Park teve que parar o funcionamento por conta das mesmas questões. O Ceará não merece tamanho descaso”, completou o deputado.
No ofício enviado ao ministro, Bismarck destacou as denúncias da população e registros de matérias referentes ao serviço da Enel Ceará. “Provas não faltam e vamos tomar todas as medidas necessárias para que os cearenses não tenham mais prejuízos”, finalizou Bismarck.
O QUE DIZ A ENEL
Em nota, a Enel Distribuição Ceará respondeu ao OPINIÃO CE:
A Enel Distribuição Ceará informa que segue trabalhando na melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização do sistema elétrico do Ceará. A empresa investiu, nos últimos seis anos, R$ 6,7 bilhões no Ceará, principalmente em expansão da rede, inclusão de tecnologias, adequação da infraestrutura e construção de novas subestações. Só em 2023 foi investido R$ 1,6 bilhão, o maior investimento da série histórica da companhia.
Sobre a falta de energia no Beach Pak na última sexta-feira (5), a distribuidora informa que identificou um problema nas instalações internas do Beach Park e trabalhou conjuntamente com as equipes especializadas da Enel e do complexo durante todo o dia para a normalização do fornecimento.
A Enel Distribuição Ceará reforça que segue trabalhando na melhoria da qualidade e atendimento ao cliente. A distribuidora esclarece que, a região do Aquiraz, onde está localizado o Beach Park, vem sofrendo com ações criminosas de furto de cabos ao longo dos últimos meses. O furto, além do risco que representa para a população, afeta diretamente a qualidade do fornecimento de energia, deixando comunidades sem abastecimento.
Para se ter uma ideia, somente em 2024, foram roubados mais de 50 quilômetros de cabos da rede elétrica em todo o estado, principalmente, em áreas do litoral como Fortaleza, Aracati, Aquiraz, Beberibe e Fortim. A empresa tem intensificado os trabalhos de inspeção em campo, contando com o apoio dos órgãos de segurança do Estado.
A Enel reitera seu compromisso com a sociedade em todas as áreas que atua e reforça que seguira investindo para entregar uma energia de qualidade a todos.
Leia isso | Enel Distribuição Ceará anuncia novo diretor-presidente
CPI DA ENEL NO CEARÁ
Na última quarta-feira (3), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou a convocação de dirigentes da empresa para darem respostas e prestarem esclarecimentos sobre os serviços realizados no Estado. O dia 24 de abril é a data prevista para a oitiva, conforme o presidente da CPI, o deputado estadual Fernando Santana (PT). O requerimento aprovado para a convocação foi do deputado Guilherme Sampaio (PT).
