Menu

PT elege delegados para definir candidatos; Evandro conta com 59% de apoio

Evandro Leitão está mais próximo de ser o candidato petista à Prefeitura de Fortaleza. Em eleição interna neste domingo (7), o filiados ao Partido dos Trabalhadores em Fortaleza votaram nas chapas para delegados da sigla; são estes representantes que definirão, no dia 21 de abril, o nome do candidato petista que concorrerá à Prefeitura de Fortaleza em outubro.

No pleito, o pré-candidato Leitão levou a melhor sobre os concorrentes. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) era apoiado por quatro chapas, que obtiveram um total de 59,01% dos votos. Pela regra, elas terão o número de delegados correspondente ao percentual obtido na votação. Ao todo, serão definidos 200 delegados petistas.

O PT conta com cinco pré-candidatos. A deputada federal Luizianne Lins é a principal concorrente de Evandro; a chapa que a apoiava foi a mais votada, com quase 30% dos votos; também disputaram os deputados Guilherme Sampaio (presidente do PT na Capital) e a deputada Larissa Gaspar. O assessor de assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno também está na lista de pré-candidatos do PT em Fortaleza. Ao contrário dos outros quatro concorrentes, ele fez pouca movimentação pública em sua campanha.

Confira o percentual e o número de votos de cada chapa:

Apoiadores de Evandro Leitão – 59,02 % 
Chapa 110 – 1445 (24,60%)
Chapa 120 – 801 (13,63%)
Chapa 150 – 642 (11,01%)
Chapa 180 – 564 (9,77%)

Apoiadores de Luizianne Lins – 29,33%
Chapa 100 – 1723

Apoiadores de Guilherme Sampaio – 9,75%
chapa 123 – 573

Apoiadores de Larissa Gaspar – 1,87%
Chapa 140 – 110

CONSENSO

O presidente estadual do PT, Antonio Alves Filho, Conin, acredita que possa haver um consenso para escolha do candidato. “No final, vai ser todo mundo 13, todo mundo PT. A candidatura que tiver maior representatividade será escolhida no encontro do dia 21. É possível que até lá possa se chegar a algum entendimento e a gente faça o encontro mais para comemorar e anunciar a grande unidade e a indicação (do candidato petista ao Paço Municipal)”, avaliou.

Na noite de domingo (7), o clima mostrava o favoritismo de Evandro. Apoiadores de Luizianne deixaram a sede após o resultado vazar extra-oficialmente. O pré-candidato chegou sob aplausos, ao lado do líder do Governo Lula no Congresso, o deputado José Guimarães (PT). Apoiadores gritavam “Prefeito!” e Evandro fez um discurso em tom de vitória.

O presidente da Alece agradeceu aos concorrentes e destacou a importância do processo para “fortalecer a democracia interna do Partido dos Trabalhadores”. Evandro aproveitou para alfinetar a gestão do prefeito José Sarto (PDT). “Percorremos a cidade e senti o calor humano e a receptividade das pessoas, e a vontade dos fortalezenses e das fortalezenses de resgatarem algo que, infelizmente, não temos hoje: a esperança de uma sociedade sustentável, igualitária e justa”, disse Evandro.

Aliado do pré-candidato, o deputado De Assis Diniz disse que o grupo procuraria os pré-candidatos Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, para “construir uma candidatura capaz de dialogar, fortalecer e, claro, disputar”.