O Clássico-Rei deste sábado (6) é o mais importante do ano, até agora, e definirá o campeão cearense de 2024. O jogo começa às 16h40, na Arena Castelão, e promete ter casa cheia – mais de 5o mil torcedores já confirmaram presença para a grande final. Ceará é o mandante da partida de volta da decisão do Campeonato Cearense. Basta uma vitória simples, para qualquer um dos lados, para levantar a taça.
As duas equipes se enfrentaram três vezes neste ano, com uma vitória para o Ceará, pela Copa do Nordeste, e dois empates, sendo o último confronto entre as equipes pelo jogo de ida da final do estadual, que ficou no 0 a 0, no sábado passado (30). Em caso de um novo empate, o Clássico-Rei será decidido nos pênaltis.
Após 27 anos, desde a final do Campeonato Cearense de 1997, o segundo jogo da final do estadual entre Vozão e Leão volta a não ter vantagem para um dos lados. Naquele ano, o primeiro jogo acabou em 0 a 0 e, no segundo, terminado em 2 a 2, o jogo foi para a prorrogação, com o alvinegro ampliando o placar para 3 a 2 e garantindo um bicampeonato cearense. Depois dessa temporada, as equipes fizeram 15 finais, sempre com uma das equipes possuindo vantagem em caso de resultados iguais ou uma vitória para um deles.
RIVALIDADE
O título do Campeonato Cearense acirra a rivalidade entre as equipes. Caso o Fortaleza vença, além de conquistar pela 47ª vez o título, se tornará o primeiro hexacampeão do Estado. Caso dê Ceará, o Vozão empata em títulos com o seu maior rival, com 46 conquistas, e poderá voltar a levantar a taça após um jejum de 5 anos – a última vez foi em 2018.
O Vovô teve uma semana de preparação para este jogo e, na sexta-feira (5), realizou um treino aberto para a torcida incentivar a equipe. O Alvinegro deve ter um retorno importante para a partida: o meio campista Guilherme Castilho, que estava presente no treinamento. Ramon Menezes e Facundo Castro estão com problemas musculares e podem estar fora da partida.
Já o Fortaleza estreou nesta semana, na quarta-feira (3), pela Copa Sul-Americana 2024, e venceu o Sportivo Trinidense do Paraguai por 2 a 0, na casa do adversário. A vitória foi de suma importância para o Leão, que tenta recuperar a confiança das temporadas passadas. A equipe vem oscilando nas últimas partidas, mas promete entrar focado e se mostra confiante para conquistar o torneio. Calebe e Matheus Rosseto são desfalques certos na equipe.
