Menu

STJD define que Sport x Ceará, pela Copa do Nordeste, será com público e em Pernambuco

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que a partida entre Sport/PE e Ceará, pelas quartas de final da Copa do Nordeste na próxima quarta-feira (10), vai ser realizada com público na Arena de Pernambuco. A sentença do Tribunal indeferiu pedido do Alvinegro de Porangabuçu e da Federação Cearense de Futebol (FCF), que queriam que a partida fosse realizada no estádio sem público ou em outro estado. No último mês de fevereiro, ônibus do Fortaleza foi atacado por integrantes de Organizada do clube pernambucano.

O auditor relator Felipe Bevilacqua, ao emitir a decisão, afirmou que todas as autoridades responsáveis pela segurança pública e entidades responsáveis pela organização dentro do Estádio foram “categóricas quanto à garantia da segurança dos envolvidos, inclusive no trajeto da equipe visitante”. Bevilacqua lembrou que o trajeto da delegação do clube, aliás, não compete à Justiça Desportiva. “A responsabilidade da Justiça Desportiva é limitada e a segurança pública não faz parte da sua competência”.

Ainda conforme o Tribunal, a manutenção de vedação das Torcidas Organizadas (TOs) e interdição parcial da Arena no Setor Sul – onde a Torcida Jovem do Sport ocuparia as cadeiras – é uma medida acertada. “Tem o condão de afastar, em parte, o risco de violência à integridade dos torcedores e atletas, de acordo com o que é adotado em casos similares em outros países e com problemas da mesma espécie”. Ainda conforme a sentença, tal proibição das TOs preserva o direito do “torcedor de bem, bem como ao interesse desportivo e econômico da competição”.