Menu

Programa Água Doce instala, no Ceará, milésimo sistema de dessalinização do País

Representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Programa Água Doce (PAD) estiveram no município de Chorozinho, nesta sexta-feira (5), para inaugurar o milésimo sistema de dessalinização no País. O equipamento beneficiará cerca de 25 famílias que vivem no Assentamento Morros e Riacho Alegre. 

O sistema dessalinizador conta com um poço de vazão equivalente a 5.625 l/h e se localiza a 6,4 km da sede do município de Chorozinho. A diretora de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do MIDR, Fernanda Ayres, destacou a importância da instalação do milésimo sistema de dessalinização no Brasil.

“Estamos muito felizes com o marco da instalação do milésimo sistema de dessalinização no país. Temos certeza que esse sistema trará não apenas água de qualidade, mas também possibilidades de melhoria de vida para a comunidade, além de diminuir doenças provenientes do consumo de água de má qualidade”, celebrou Fernanda. 

A instalação do sistema teve o investimento de R$ 251.937 pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) com o apoio da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH). O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, acompanhou a visita ao sistema e comemorou o avanço. “É uma grande satisfação ver o Ceará sendo prestigiado dessa forma, pois nossas águas subterrâneas têm alto teor de sal, sendo imprópria para consumo humano. Nossa expectativa é que possamos aumentar o número de sistemas no Ceará, pois é uma demanda muito grande e que tem sustentado diversas regiões também no aspecto social, econômico e ambiental”, destacou Ramon.

PROGRAMA ÁGUA DOCE

O programa é uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que busca estabelecer uma política pública que possibilite o acesso à água de qualidade para o consumo humano. A ideia é aproveitar as águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, considerando a presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

No Ceará, o PAD já implantou 253 sistemas de dessalinização em 44 municípios cearenses, o que facilitou o acesso à água potável para milhares de famílias. Outros 19 sistemas estão na fase de implantação.