O presidente Lula (PT) cumpriu agenda no Ceará nesta sexta-feira (5) e, diferente do que ocorreu em outras oportunidades, nenhum dos cinco pré-candidatos petistas à Prefeitura de Fortaleza estiveram presentes. Neste domingo (7), será realizada a eleição dos delegados que definirão o candidato petista ao pleito majoritário deste ano em Fortaleza. Na ocasião, filiados e filiadas do PT na capital cearense escolherão os delegados que elegerão, no próximo dia 21 de abril, o nome da sigla na capital cearense.
Cinco lideranças integram o grupo de postulantes ao Executivo municipal fortalezense, mas dois deles aparecem como principais nomes: o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão; e a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Além deles, os deputados estaduais Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, e o ex-deputado federal e atual assessor especial do Governo do Ceará para assuntos municipais, Artur Bruno, estão na disputa.
ELEIÇÃO DAS CHAPAS DE DELEGADOS
Para a eleição a ser realizada no domingo (7), sete chapas foram inscritas. Dentre os pré-candidatos, Evandro possui o apoio de quatro grupos, enquanto Luizianne, Larissa e Guilherme têm o apoio de uma chapa, cada. Artur Bruno é o único que não inscreveu nenhuma chapa. Na ocasião, serão eleitos 200 delegados, que escolherão o candidato a representar a sigla. Os eleitos serão definidos de acordo com o percentual que cada chapa conseguir no pleito interno. Ou seja, se uma chapa alcança 40% dos votos, 40% do total de 200 delegados (no caso, 80) serão daquela representação. Confira as chapas e quem elas vão apoiar:
Evandro Leitão
- Chapa 110 – Unidade Petista Rumo à Vitória;
- Chapa 120 – Unidade e Ação Popular;
- Chapa 150 – Unidade e Esperança MPT/MS/EPS;
- Chapa 180 – Unidade por Fortaleza;
Luizianne Lins
- Chapa 100 – Luizianne Prefeita: 200 a 300 componentes;
Larissa Gaspar
- Chapa 140 – Por uma Fortaleza do Povo: 140 componentes;
Guilherme Sampaio
- Chapa 123 – Nosso Partido, Nossa Fortaleza: 200 componentes;
Artur Bruno
- Não apresentou chapa.
O embate interno envolve diversas lideranças petistas, desde vereadores, deputados e integrantes das executivas municipal (de Fortaleza) e estadual do PT. As duas maiores lideranças do partido no Ceará, atualmente, o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, não divulgaram publicamente o apoio a um pré-candidato. No entanto, nos bastidores, os dois estão mais próximos de Evandro Leitão. O agora presidente Alece já foi o líder do Governo Camilo.
O ministro da Educação, por outro lado, tem uma relação conturbada com a ex-prefeita Luizianne Lins. Nas eleições de 2012, 2016 e 2020, em Fortaleza, apesar de o PT lançar candidatura, a então aliança da sigla com o PDT fez com que integrantes da alta cúpula do partido apoiassem Roberto Cláudio duas vezes e José Sarto, uma, vitoriosos da disputa pelo Paço Municipal. Luizianne, por sua vez, lançou Elmano em 2012, para dar continuidade às suas duas gestões, e se lançou como candidata nos dois pleitos seguintes. Já como governador, em 2016 e 2020, Camilo apoiou os pedetistas.
Apesar dos dois maiores líderes petistas não divulgarem publicamente o apoio a Evandro, nomes como o deputado federal e líder do Governo Lula na Câmara, José Guimarães, o também deputado federal José Airton, o ex-vice-governador Professor Pinheiro, e integrantes do Governo Elmano, Jonas Dezidoro e Miguel Braz, apoiam o presidente do Legislativo. Ao lado de Luizianne, aparecem petistas como o ex-vereador e superintendente do Ibama no Ceará, Deodato Ramalho, a vereadora Adriana Almeida e, pelo menos, 19 integrantes do Diretório Municipal do PT na Capital.
Guilherme Sampaio conta com apoios como do vereador Dr. Vicente, da ex-secretária da Educação Dra. Ana Maria Fontenele, e do médico psiquiatra Dr. Valton Miranda. Já Larissa Gaspar é apoiada por filiados como Nilze Costa e Silva, Angela Uchoa, Paulo Roberto Ximenes, Marcelo Uchoa, Gustavo Portela e Aline Saraiva.
